Família vive sem dinheiro há 3 anos por opção

Muitas famílias um pouco por todo o Mundo vive com dificuldades financeiras mas um casal da Alemanha vive sem dinheiro há mais de três anos por pura opção por se recusarem a contribuir para o consumismo .

Quando estava a ler este artigo na revista Maria pensei que fosse alguém que possivelmente teria sido arrastado para uma situação de pobreza mas ao ler cuidadosamente a notícia percebi que de facto Raphael Felmmer de 29 anos e a mulher adoptaram este estilo de vida por opção própria e só gastam dinheiro para pagar as contas de electricidade e água do porão que arrendaram em Berlim em troca de serviços domésticos, reparações bricolage e jardinagem.

Este casal também não compra comida e para se alimentarem optam por ir aos contentores do lixo perto dos hipermercados na procura de comida orgânica que Raphael com a sua lanterna e mochila procura cuidadosamente para escolher os produtos que estão intactos.

Raphael é filho de um casal de classe média e sente que o dinheiro para si não é necessidade até porque a mãe é terapeuta e o pai é arquiteto. Além do mais o próprio Raphael é formado em Estudos Europeus e com alguma facilidade encontraria um emprego na sua área.

A aventura deste casal começou em uma viagem ao México com um grupo de amigos em 2010 do qual não gastaram dinheiro nenhum.

Primeiro pediram boleia e em troca trabalhavam nos navios para pagar o transporte e a comida, chegaram também a dormir em camiões, escolas e quartéis de bombeiros.

Após 11 meses chegaram a Guatemala e a partir dai o casal decidiu ter uma vida baseada neste conceito que só foi interrompido quando a mulher engravidou e para não colocar em risco a saúde do bébe voltaram para a Alemanha.

Desde essa altura que esta família vive sem dinheiro e só trabalham o necessário para trocar por outros bens como tecto e dinheiro para pagar as despesas de onde vivem.

Sobre a comida que encontra nos contentores do lixo, Raphael diz que a mesma não representa risco porque se encontra embalada e protegida e que está boa para consumo.

Qual a sua opinião sobre a decisão desta família de viver neste estilo de vida ?

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

4 thoughts on “Família vive sem dinheiro há 3 anos por opção

  • at
    Permalink

    Incrivel, eu não era capaz. Sendo formados não consigo entender os seus motivos para viver nestes modos. enfim existe pancada para tudo

    Reply
  • at
    Permalink

    É de louvar mas com uma filha desacordo porque deve faltar-lhe alimentos que certamente não encontram no lixo. Negligência ??

    Reply
  • at
    Permalink

    Se é feliz assim, mas penso ser um pouco esquisito , ainda mais sendo pessoas com família com posses e estudos.. (o|o)

    Reply
  • at
    Permalink

    Na verdade, em Portugal temos pelo menos uma iniciativa desse género: http://vivoatroca.blogspot.pt/
    Se analisarmos melhor, nós é que sustentamos o império capitalista, se deixarmos de comprar, os poderosos desaparecem.
    Penso que de momento, é mais fácil para quem não tiver filhos…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!