Comprar ou arrendar casa?
Comprar ou arrendar casa depende de vários factores e existe vantagens e desvantagens em casa uma destas situações. Um dos principais factores que podem decidir em optar pela compra ou arrendamento é a estabilidade profissional e respectivo rendimentos auferidos, no entanto o timing de compra pode não ser o mais adequado.
Por exemplo um casal jovem pode até decidir comprar casa porque entende que tem condições para tal , no entanto pode esperar uns anos e poupar dinheiro para uma entrada generosa e assim ter um melhor crédito habitação.
É comum por exemplo muitos jovens concorrerem ao programa da Porta 65 de forma a durante os anos em que estão a usufruir do apoio, juntarem dinheiro para a entrada.
Comprar casa
Vantagens de comprar casa.
- É um investimento
- Está a comprar algo que um dia será seu e ficará para os herdeiros
- Possibilidade de usar no futuro como garantia em casos de financiamento
- Uma provável reforma mais descansada, porque possivelmente já terá o imóvel pago
Desvantagens de comprar casa
- Em caso de endividamento e incumprimento das prestações, pode ficar sem o imóvel e perder o que já pagou
- Impostos sobre o imóvel
- A casa só será sua após liquidação do empréstimo
- Em caso de empréstimo , irá ter que aderir a outros produtos bancários para ter direito ao crédito
Nos dias de hoje comprar casa é complicado porque os bancos apertaram o crédito habitação e por exemplo financiamentos a 100% são raros e por norma só imóveis do próprio banco é que têm direito a esse tipo de financiamento.
Casa arrendada
Vantagens de casa arrendada
- Em caso de diminuição do rendimento dos agregados é mais fácil adaptarem-se para um imóvel mais barato
- Não tem custos com IMI
- Não paga condomínio
- Maior facilidade de m0bilização
- Existe seguros de protecção de renda em caso de desemprego
Desvantagens de casa arrendada
- Está a pagar algo que nunca será seu
- Dificuldade em efectuar obras a seu gosto
Só foram apresentadas as mais relevantes vantagens e desvantagens na compra ou arrendamento de um imóvel porque existe diferenças de caso para caso como vamos constatar;
- Idade
- Estabilidade profissional
- Rendimentos
- Taxa de esforço ( se tem outros créditos )
- Preço do imóvel ( se é uma boa oportunidade de investimento ou não )
- Qualidade do crédito a habitação
- O dinheiro que tem para dar de entrada
- Fiadores
Por exemplo se é um casal que está a pensar comprar casa e tem o empréstimo do carro e mais um crédito pessoal, então neste caso será melhor avaliar a sua situação a nível de taxa de esforço para saber se é a altura ideal para ter mais um compromisso bancário .
Nestes casos ( a não ser que os rendimentos assim o permitam e não tenha mais do que 40% de taxa de esforço, crédito habitação incluído) é preferível primeiro liquidar nos próximos anos os créditos actuais e depois sim ir ao banco para obter financiamento.
Não só você terá mais condições monetárias para enfrentar um empréstimo habitação, como terá mais chances de o seu crédito ser aprovado por ter uma maior liberdade financeira isenta de créditos, reduzindo a sua taxa de esforço e aos olhos do banco é um cliente que não apresenta risco de incumprimento.
Arrendar casa com opcção de compra
Com a dificuldade em obter financiamento por parte de potencias clientes, os proprietários dos imóvel começaram a aceitar mais a ideia de facultar a hipótese do arrendamento com a opcção de compra com a finalidade de tempos melhores e assim os inquilinos conseguirem ter condições para um crédito a habitação.
Por parte dos inquilinos nunca existe a obrigatoriedade de comprar o imóvel no final do prazo estipulado, até porque não existe garantia na altura da celebração do contrato que no futuro o inquilino consiga obter financiamento.
No entanto por parte do senhorio, este sim está obrigado a vender a casa no prazo estipulado e pelas condições previamente acordadas caso o inquilino accione a opcção de compra.
Em género de remate e atendendo à situação das pessoas e do próprio país e levando em conta que cada caso é um caso, a opção de arrendamento pode ser benéfica, quanto mais não seja pela mobilidade proporcionada.
A opção de compra, se levarmos em conta a queda registada do valor dos imóveis pode ser uma grande oportunidade, claro para quem dispõe de verbas.
Sim cada caso é um caso Rui e o arrendamento penso que será a melhor opção de momento, justificando-se com o momento actual do país. Quanto a queda registada de venda de imóveis, sim visto a quem possuir verbas para tal, é de aproveitar o momento, pois estão no preço ideal para a sua compra.