Dicas para Recuperação de Móveis Antigos

Quer fazer recuperação de móveis antigos? Está a precisar de modificar a sua casa? De dar um novo ar de frescura para se sentir melhor e impressionar as suas visitas? E, para além disso está cansada de olhar para aquele baú velho e de sentar-se sempre naquela cadeira sem graça? Não precisa de muito dinheiro para investir. Existem algumas técnicas que pode adotar para recuperação de móveis antigos e dar uma nova vida à sua casa.

Um trabalho criativo que a vai levar a relaxar do dia-a-dia e com o qual acabará por divertir-se.  Existem muitos vídeos na internet gratuitos que poderá pesquisar com a finalidade de se informar sobre diversas técnicas e métodos que deverá seguir.

Estas são algumas dicas que a vão ajudar em todo o processo.

Arranje um tempo e espaço para o projeto

Primeiramente precisa de arranjar um tempo na sua semana de trabalho ou mesmo nos seus dias de descanso para se ocupar deste seu novo projeto. Deve procurar um bom espaço na sua casa que esteja desocupado para se dedicar à restauração. Os móveis geralmente são de grande dimensão e vai precisar de se mexer à vontade. Deve ser um local que possa sujar enquanto trabalha e tenha ainda espaço para guardar todos os seus materiais.

Pesquise sempre os preços

Esteja atenta ao mercado e veja se realmente compensa o dinheiro que vai gastar na restauração. Na equação deve também entrar por exemplo o valor sentimental da peça. Se herdou o móvel ou gosta muito dele e preferir investir na sua recuperação deve avançar. Estabeleça um orçamento perante o tipo de restauro que pretende efetuar. Pode ser algo pequeno que não vai custar-lhe muito dinheiro mas também pode ter de desembolsar muito mais para ficar como o imaginou. O importante é partir com um plano para que dessa forma não tenha surpresas desagradáveis.

Compre materiais de proteção

Neste tipo de trabalho é muito importante ter sempre à mão todos os objetos de proteção que irá usar. Lembre-se que em primeiro lugar está a sua saúde e muitos dos materiais que poderá usar podem ser tóxicos para a sua saúde. Camisolas e calças compridas para proteger a pele, óculos de proteção e uma máscara de trabalho são os elementos essenciais. É igualmente importante trabalhar também num espaço arejado.

Leia sobre restauração

Existem muitos tipos e métodos de restaurar um móvel antigo. É fundamental comprar um bom guia que a irá ajudar em todo o processo. Todavia, tem também a internet onde poderá encontrar muita informação gratuita. Se tiver algum amigo ou conhecido que já realizou algum tipo de trabalho semelhante, converse com ele e peça-lhe ajuda. É sempre bom estar bem preparada e com um conhecimento sobre aquilo que poderá fazer.

Restauro de um móvel de madeira

Este é apenas um exemplo de uma restauração comum. Se tem um móvel de madeira velho, deve em primeiro lugar proceder à sua decapagem com produtos existentes no mercado. O objectivo é remover qualquer resto de cera ou de verniz. Não se esqueça de usar sempre luvas para proteger as mãos. Deve depois aplicar um produto específico para garantir a uniformidade da tinta. Um móvel deve sempre ser pintado duas vezes. No entanto, deve deixar secar uma pintura, antes de aplicar a próxima camada.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!