Compras em Segunda Mão

Tal como os artigos, as compras em segunda mão não são novidade. No entanto tem-se tornado cada vez mais popular, pelos mais variados motivos. Descubra neste artigo todas as vantagens desta alternativa aos artigos novos.

Os artigos em segunda mão começam a ser, para muitas pessoas, a primeira escolha – não só pelo preço, mas porque por vezes ao fazer compras em segunda mão pode adquirir artigos já descontinuados ou de difícil acesso nas lojas.

Actualmente há uma maior facilidade de acesso aos mais variados produtos em segunda mão, não só fisicamente como em feiras de usados, como também online através de plataformas, mais maneiras de comprar e mais razões para o fazer.

Quais as vantagens de comprar em segunda mão?

  • O preço – Um dos grandes incentivos para comprar artigos usados é, sem dúvida, o valor. É possível encontrar produtos usados, seminovos ou até mesmo sem uso algum, a um preço bastante mais reduzido do que nas lojas. Além disso, ao se estar a lidar com vendedores particulares, a possibilidade de negociação pode ajudar no processo de conseguir o produto que se pretende ao preço ideal.
  • Sustentabilidade – A necessidade de mudar hábitos de consumo em prol do ambiente tem sido muito discutida nos últimos anos. Optar por comprar artigos usados mantém esses produtos em circulação, evitando que vão parar ao lixo. Desse modo, evita-se a produção desmesurada de desperdício. Já diz o ditado, o lixo de uns é o tesouro de outros.
  • Economia justa – Mesmo que não se esteja dentro do assunto, uma rápida pesquisa mostra-nos que muitas indústrias, especialmente a da moda, são das mais poluentes do planeta. A exploração excessiva, não só de recursos naturais, mas também (e mais importante ainda) de pessoas, está enraizada no funcionamento destas marcas. Se escolhemos comprar em segunda mão, canalizamos o nosso dinheiro para pequenos negócios. Se escolhemos uma camisola da última coleção de uma marca reconhecida, estamos a colocar mais 20€ no bolso de alguém que já tem milhões. Mas uma peça de 10€ em segunda mão pode ser decisivo para pagar a conta da água de alguém.
  • Artigos únicos – Outra grande vantagem das compras em segunda mão é a possibilidade de se encontrar produtos únicos, personalizados, de edições limitadas ou que já não são fabricados. Quer sejam peças de roupa, movéis, peças de decoração, artigos de coleção, tudo é possível ser encontrado algures neste universo. Além de todos os benefícios já mencionados, ainda é possível obter-se coisas mais exclusivas e originais.

Como fazer compras em segunda mão?

Parece uma tarefa difícil ou não tão prática como comprar peças novas em loja. Mas a verdade é que não é! Actualmente existes inúmeras plataformas e maneiras de comprar (e vender) produtos em segunda mão.

No mundo digital, as opções são inesgotáveis:

  • A mais conhecida pelos portugueses é o OLX – aqui podem ser encontrados todo o tipo de artigos, nas mais variadas condições, com os mais variados preços. E existem também a opção de recolha do produto em mãos, que transmite uma política de confiança e transparência e evita o embalamento e extravio das encomendas;
  • O Instagram tem vindo a tornar-se também o sítio ideal para comprar em segunda mão. Especialmente artigos de moda ou livros. Com um pouco de tempo e pesquisa encontram-se diversas lojas, tanto com peças vintage como das coleções mais recentes de fast fashion.
  • Sites como o Micolet e aplicações como o Depop são também ótimas opções para a compra de artigos pre loved, na área da moda.

Qualquer que seja o produto que procura, há uma opção em segunda mão para o adquirir. Ao mesmo tempo, ajuda a controlar o seu lado consumista, dando-lhe tempo para pensar na sua compra e na necessidade da mesma.

 Por isso da próxima vez que quiser comprar algo, considere a segunda mão. Além de ajudar quem está no fundo das cadeias de produção, evita o desperdício, ajuda pessoas em vez de grandes empresas capitalistas e ainda consegue poupar. Tome sempre em atenção quando comprar online para se precaver com as devidas medidas de segurança para evitar possíveis burlas.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!