10 Dicas para Economizar Dinheiro

Hoje em dia está muito difícil economizar dinheiro. Porém, com algumas dicas mas também com força de vontade é possível juntar dinheiro para realizar algum sonho de consumo ou mesmo saldar alguma dívida.

Dicas para economizar dinheiro

1. Anote no papel tudo que você gasta durante o dia

Anotar tudo que você gasta durante o dia é fundamental para saber os gastos desnecessários. Se não quiser anotar no papel também poderá anotar no telefone ou computador.

2. Evite grandes compras

Muitas pessoas quando precisão de alguma coisa, assim que recebem dinheiro vão logo comprar. Assim, antes de fazer isso, veja se esse produto é realmente necessário, se não for, guarde o dinheiro que iria usar.

3. Escolha um dia para não gastar nada

Escolha no calendário um dia por semana ou por mês para você não gastar nada. Isso será um pouco difícil, mas com esforço tudo é possível.

4. Pague todas as suas contas e evite cartões de crédito

Se já recebeu o ordenado, pague imediatamente as suas contas, assim evitará juros nos seus pagamentos. Evite usar cartões de crédito, essa opção só é indicada nas emergências. Tente usar somente dinheiro. Isso fará com que você economize muito, pois, não precisará pagar faturas de cartões com juros, nem anuidade.

5. Em casa mesmo

Em vez de levar a família para jantar ou almoçar em restaurantes ou os amigos para o barzinho, procure divertir-se em casa. Com isso, você economizará muito dinheiro, já que esses locais costumam ser muito caros. Lembre-se que tudo deve ser moderado, ou seja, nada de ficar fazendo festinhas com os amigos em sua casa todos os dias, escolha apenas um dia da semana ou do mês.

6. Prefira a marmita

Muitas pessoas gastam dinheiro para almoçar. Para economizar dinheiro a dica é levar uma marmita com comida caseira, assim evitará gastar dinheiro. A marmita pode ser levada para o trabalho, escola, faculdade, dentre outros lugares que precisará ficar por muitas horas.

7. De olho nos descontos

Quando for ao supermercado ou qualquer outra loja, fique de olho nas promoções e nos descontos. Evite comprar produtos mais caros por serem de marca famosa.

8. Evite gastar dinheiro sem necessidade

Muitas pessoas têm a mania de gastar dinheiro com roupas e calçados que só serão usados numa ocasião. Por exemplo, quando você é convidado para um casamento, você costuma comprar uma roupa especialmente para essa ocasião. No entanto, a dica é pedir uma roupa emprestada ou alugar que sai bem mais barato. Outro gasto desnecessário é com combustível, porque muitas pessoas têm carro e mota e usam esses veículos para ir a lugares próximos de sua casa. Portanto, quando for para algum lugar que seja perto da sua residência, vá a pé. Dessa maneira estará não só a economizar dinheiro com o combustível, mas também se irá surpreender a fim de cuidar da sua saúde.

9. Lista de compras

Quando for comprar alimentos, faça sempre uma lista com tudo que você realmente vai precisar. Essa lista evitará que gaste dinheiro em produtos desnecessários.

10. Lazer de graça

Em vez de gastar dinheiro em concertos, teatro, parques de diversões, faça uma pesquisa que com certeza encontrará opções gratuitas para toda a sua família.

Estas são algumas dicas para economizar dinheiro. Nunca se esqueça que é fundamental usar o dinheiro com consciência e evitar desperdiçar.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!