Compras com Descontos

Quem não gosta de fazer compras com descontos? Se é das pessoas que fica de olho num determinado produto a ver se entra em promoção, então as dicas de hoje são para si.

A grande questão que se coloca nesta matéria é se os descontos são ou não uma coisa boa. E a resposta é simples… são mas, se preencherem dois requisitos importantes: se for num produto que realmente precisa e, se for um desconto verdadeiro e não inflacionado.

Neste sentido, podemos deixar alguns conselhos para que as compras com descontos sejam, efetivamente, um bom negócio.

Não se deixe enganar com as promoções

Faça uma lista de compras

Este é, sem dúvida, o primeiro trabalho que deve fazer. Faça uma lista do que quer comprar ou do que realmente precisa comprar nas promoções.

Comprar um determinado produto só porque está com um bom desconto e que não precisa, vai tornar esse desconto numa perda total, isto é, num mau desconto.

Diga não às compras por impulso

Não se deixe enganar se vir o produto que quer com 80% desconto, por exemplo. São muitas as lojas que aumentam os preços em 10%, nos dias anteriores para depois fazerem um desconto maior.

O importante é ir atrás do produto que quer comprar e não do desconto do mesmo até porque, regra geral, os melhores descontos são sobre produtos descontinuados ou produtos com muito stock em loja.

Pense bem antes de fazer as próximas compras com desconto.

Analise os preços antecipadamente

Depois de fazer a sua lista de compras, tal como sugerimos anteriormente, procure saber o valor dos produtos que realmente precisa ao longo das últimas semanas ou mesmo meses. Só assim irá conseguir perceber se o produto em causa está ou não com um bom desconto e, se consequentemente vai fazer um bom negócio.

Compare e verifique

Está numa loja e vê o produto que precisa mesmo e com um desconto. Ainda assim, não sabe se está a um preço mais vantajoso noutra loja. Facilmente, através de uma pesquisa no telemóvel consegue avaliar essa questão e, não ser enganado com uma falsa promoção na loja onde está.

Saiba quais os seus direitos

Conhecer os seus direitos é importante antes de dar o passo final e adquirir o produto que pretende. Se optar por comprar online tem 14 dias para devolver o produto sem explicações. No entanto, se fizer a compra numa loja física só lhe devolvem o dinheiro se for política da loja, caso contrário dão um vale ou um talão, para descontar numa próxima compra e, depois lá se foi o desconto.

Igualmente importante é, guardar todas as faturas da compra, imprescindíveis para apresentar uma reclamação.

Não se endivide

Recorrer ao crédito para fazer uma compra com desconto significa que não está a poupar, pois o desconto que obteve o produto que adquiriu vai ser para cobrir os juros.

Importa ainda alertar, para as letras pequeninas, destas campanhas promocionais que, muitas vezes obrigam a um valor mínimo de compra para ter acesso ao desconto.

Em suma, é muito importante estar bem informado sobre o produto que pretende, fazer um estudo de mercado antecipadamente e, não se deixar eludir pelo desconto.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!