Viajar com Orçamento Reduzido?

Adora viajar, mas nem sempre a sua carteira colabora consigo? Neste artigo vamos dar alguma dicas para o ajudar a viajar com orçamento reduzido, para sítios bonitos sem ter que gastar muito!

Fuja das épocas altas!

Por mais tentador que seja ir passar o natal ao Brasil ou viajar até às Maldivas em Agosto, isso é algo que deve esquecer se tiver um orçamento reduzido! Explore regiões pouco conhecidas e logicamente menos caras pois o turismo não tem impacto suficiente para inflacionar.

Aproveite as promoções

Antes de tomar uma decisão do sítio para onde quer ir, explore primeiro as ofertas em vigor que as diferentes companhias aéreas estão a oferecer para a data em que pretende viajar. O ideal é ter datas flexíveis para conseguir apanhar as maiores e melhores promoções.

Por vezes são oferecidos pacotes de voo+hotel que parecem aliciantes, no entanto, ao fazermos uma pesquisa mais cuidada conseguimos encontrar voos mais baratos e poupar assim para um hotel melhor.

Durante a pesquisa procure mesmo nos sites das companhias aéreas e não tanto em plataformas de pesquisa em massa e aposte em bilhetes de ida e volta.

Hotel ou casa?

Esta é uma questão que pode fazer a diferença no seu orçamento total. O ideal é fazer uma pesquisa para os dois casos. Em algumas cidades compensa ficar num hotel, mas noutras compensa ficar num apartamento. Ambos têm vantagens e desvantagens, sendo que no apartamento tem total privacidade e melhores condições por um preço simbólico.

Pesa também o número de pessoas. Se forem mais de 3, então fica mais rentável alugar um apartamento e dividir o valor por todos.

Coma em casa!

É normal quando viajamos, principalmente quando vamos de férias, querermos descansar ao máximo. E comer fora é sempre tentador, mas pode significar um gasto exorbitante e desnecessário. Prefira fazer a maioria das suas refeições em casa, pois dessa maneira sobrará algum dinheiro para outras atividades mais agradáveis e para comprar lembranças!

Opte por comprar em mercados locais ou pequenas mercearias, uma vez que as grandes superfícies em cidades muito turísticas tendem a ter valores elevados e nem sempre a qualidade dos alimentos compensa esse valor. Assim além de promover o comércio local, também garante que a sua carteira não sofre.

Viaje com pouca bagagem.

Hoje em dia o preço que se paga por malas de porão, consegue ser mais caro que o próprio bilhete em si. Seja prático e leve nas suas malas, realmente o que vai precisar. Quantas vezes se deu conta que regressa de viagem com roupas que nem chegaram a sair da mala? Só serviram para aumentar o peso da mesma e ocupar espaço.

Pondere também se quer trazer alguma recordação da viagem. Se estiver a pensar comprar roupa ou algo mais volumoso no país de destino, então deixe um espaço considerável na mala, para não correr o risco de depois a mala ficar com peso excessivo e ser taxado no aeroporto, no voo de regresso.

Seja inteligente: oiça os moradores locais!

A melhor forma de comer em bons restaurantes e pagar pouco, encontrar lojas com preços acessíveis ou descobrir museus ou locais turísticos gratuitos é falar com os moradores locais. Quem melhor para lhe dar preciosas dicas? Basta frequentar um café local e ir fazendo perguntas a quem o frequenta, por normas as pessoas são muito receptivas e prestáveis e consegue-se obter dicas valiosas!

Estas são só algumas das inúmeras formas de conseguir viajar e se divertir com um orçamento mais reduzido! Agora é só arranjar uns dias, fazer as malas e experimentar cada um destes pontos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *