Aprenda a poupar nas contas do supermercado

Uma parte significativa do orçamento familiar é canalizado para as compras no supermercado. Por mais que tente poupar em saídas para almoços ou jantares, já não consegue escapar à compra de bens alimentares e de outros bens pessoais que são imprescindíveis à sobrevivência.

poupar-supermercado

Numa altura de grave crise económica que o país atravessa, poderá utilizar algumas dicas que vão permitir encher a despensa e gastar menos dinheiro. Não se esqueça que por mais que tente poupar, é importante manter uma dieta rica e equilibrada.

Faça uma lista antes de sair de casa

Uma das regras mais simples é realizar uma lista com o que precisa mesmo de comprar. Isso vai permitir que se concentre naquilo que precisa mesmo, evitando a compra de bens mais caros e muitas vezes desnecessários. Sem uma lista predefinida, a tendência será sempre a de comprar bem mais do que aquilo que precisa. Tente organizar a lista de acordo com os corredores do supermercado a que costuma ir de modo a evitar perdas de tempo. Vá elaborando a lista diariamente para evitar ter de andar sempre no supermercado a comprar um ou outro item que precisa urgentemente.

Nunca vá às compras com fome

Evite ir às compras com a barriga vazia, caso contrário terá tendência para comprar muitas mais coisas do que realmente precisa. Está com fome e apetece-lhe meter tudo no cesto de compras. A tendência nestas alturas para comprar comida de plástico também é maior.

Procure sempre produtos de marca branca

marcas-brancas

Os produtos de marca branca são sempre mais baratos do que as marcas. E a qualidade é na maioria das vezes muito próxima do produto original. Poderá sempre optar por um ou outro produto de marca, mas tente que não seja essa a regra a prevalecer.

Veja com atenção produtos que não estão ao nível dos olhos

A maioria dos supermercados coloca nas prateleiras que se situam ao nível dos olhos de uma pessoa com um estatura média os produtos que quer vender. Geralmente são os mais caros. Procure sempre nas prateleiras perto do chão ou nas mais elevadas os outros produtos e compare os preços. Vai certamente encontrar produtos com preços mais baixos.

Analise com atenção folhetos publicitários e utilize cartões de desconto

Esteja atento aos folhetos que colocam na sua caixa de correio. Poderá encontrar promoções interessantes noutros supermercados. Esteja também atento aos vales de desconto que existem em muitos destes folhetos. Quase todos os supermercados também possuem cartões de desconto direto. Ande sempre com eles na carteira. É importante estar atento ao prazo de validade destes produtos já que muitos supermercados aproveitam para escoar produtos a preços mais baixos.

Compre em quantidade

supermercado poupar

Se estiver mais desafogada aproveite para comprar em quantidade produtos não perecíveis. Existem boas promoções que poderá aproveitar para encher a despensa para os próximos tempos.  Esteja atento ao prazo de validade do produto nestes casos e não arrisque para evitar deitar depois comida para o lixo.

Utilize lojas online para realizar compras mensais

Veja com atenção os sites online dos supermercados onde costuma realizar as compras. Por vezes a taxa que cobram para entregar ao domicílio é mais baixa do que o que terá de gastar em tempo e combustível para realizar as compras. Pode utilizar esta estratégia para as compras mensais e assim só terá de ir ao supermercado para comprar os frescos. As compras em lojas online também permitem que se concentre apenas no que precisa de comprar, evitando as novidades que são colocadas estrategicamente em alguns pontos dos supermercados e que afinal não precisa assim tanto delas.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

3 thoughts on “Aprenda a poupar nas contas do supermercado

  • at
    Permalink

    Muito se diz e fala sobre conselhos de poupança e as dicas enumeradas aqui são válidas, mas sem disciplina e força de vontade é dificil a sua aplicação prática.

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Rui,
      claro, para tudo existe sempre uma força interior, uma força de vontade para o momento acontecer, seja ele qual for.

      Reply
  • Pingback: Como pode poupar nas compras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!