5 dicas de poupança em casa

Com o fim das férias e a chegada de uma estação mais fria, poupar volta a ser um verbo agradável ao ouvido – afinal, também é uma ótima desculpa para começar a preparar as grandes férias do próximo ano.

poupar em casa

O outono traz dias mais curtos, escuros e frios, mas tem a vantagem de nos convidar a passar mais tempo em casa, o que ajuda na poupança do dinheiro que, normalmente, no verão gastaríamos em refeições e outras atividades no exterior.

E já que nos próximos meses vamos estar todos um pouco mais por casa, é importante lembrar algumas dicas essenciais de poupança – podemos poupar um pouco em cada divisão!

Poupar na cozinha

Como poupar água na lavagem da loiça? Use a máquina com a carga completa e em ciclos curtos, em vez de lavar a loiça à mão. Quando cozinhar: evite abrir o forno muitas vezes para não desperdiçar o calor, tape as panelas para apressar a cozedura, finalize os cozinhados desligando as bocas do fogão antes do previsto, use panelas de pressão ou a vapor para poupar 70% de energia. Reaproveite também restos de comida para fazer pratos diferentes – o pão duro, por exemplo, pode ser transformado em pão ralado ou usado em sopas e sobremesas.

Poupar na casa de banho

Tome atenção às suas torneiras – não deixe a água a correr desnecessariamente quando lavar os dentes, as mãos ou tomar banho. Para ajudar na poupança a longo prazo pode instalar redutores de caudal nas torneiras e no chuveiro, o que resultará numa conta anual mais barata. Pode também recorrer ao clássico truque da garrafa com 1,5L de água dentro do autoclismo, mas não se esqueça de confirmar se a descarga é suficiente. No banho, aproveite a água que corre antes da temperatura ficar ideal e use-a para regar as plantas ou lavar o chão.

Poupar na sala

A sala é a divisão da casa onde passamos mais tempo, especialmente nas estações frias, por isso pinte as suas paredes e teto com cores claras para aproveitar melhor o reflexo de luz natural, poupando energia. Invista também em janelas duplas e num bom isolamento para não ter infiltrações de ar – o que tornará a divisão mais aconchegante, reduzindo a necessidade de aquecimento. Aproveite também a exposição solar para aquecer naturalmente a sua sala, abrindo os cortinados e os estores.

Poupar no quarto

Precisa mesmo de uma televisão no quarto? Deixe o entretenimento para a sala e faça do seu quarto um espaço de relaxamento apenas, poupando na energia. Tenha atenção ao carregamento dos equipamentos eletrónicos, deixando-os ligados à corrente apenas o tempo necessário e não durante toda a noite. Opte por dormir em lençóis de 100% algodão pois, além de serem mais confortáveis, requerem menos lavagens. Lembre-se também de preparar o seu guarda-roupa para a mudança de estação! Reorganize o seu armário, libertando algum espaço enquanto faz uma seleção de roupa indesejada que pode vender ou doar.

Entre no outono a saber poupar com estas e outras dicas para ter um orçamento doméstico mais aconchegante.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!