Como obter o mapa de responsabilidades online

Mapa de créditos

Antes de fazer um pedido de crédito, as instituições bancárias verificam junto à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal a sua situação em relação a financimentos que tenha em seu nome. Esta consulta é com o intuito de avaliar a situação de risco perante o cliente para minimizar ao máximo o crédito malparado.Neste artigo vamos ensinar como pedir o seu mapa de responsabilidades online para que possa consultar todos os seus créditos que tem actualmente.

A informação contida no mapa de responsabilidades é enviada pelos seus credores de forma ao mapa estar sempre o mais actualizado possível, sendo que em caso de incumprimento bancário, não quer dizer que na primeira prestação vencida essa indicação esteja logo disponível no próprio mês.

Em grande parte das situações de incumprimento ou regularização de prestações vencidas, a actualização só consta passado dois a três meses.

 

Como pedir o mapa de responsabilidades online ?

O mapa de créditos serve não só para consulta das instituições financeiras, mas também para seu controle dos créditos que tem. Para consulta e download do seu mapa de responsabilidades deve ter consigo o seu NIF e password das Finanças e seguir este link.

 

Mapa e perfil de risco , como é avaliado ?

Os bancos consultam a Central de Responsabilidades de Crédito e com essa informação avaliam a sua taxa de esforço para o empréstimo que está a solicitar.  Em caso de informação de incumprimento bancário a reprovação do crédito é imediata, mas a reprovação pode surgir não só por esse factor mas também por ter rendimentos que não permitam suportar uma mensalidade .

A entidade financeira avalia e faz as suas próprias contas, desde o que o agregado familiar recebe e as despesas que tem mensalmente, tal como despesas de casa, pagamentos de serviços, gastos em transportes e tudo mais que possa imaginar, principalmente agora em que a economia esta estagnada e o crédito malparado sobe todos os meses.

O score financeiro também é calculado baseado na idade dos proponentes ( para extrapolar a idade com o anos possíveis que esteja empregado ) , os consumos que têm ( por isso é pedido os 3 últimos extractos bancários ) , e a segurança no trabalho ( é comum pedir uma carta da entidade patronal a declarar se está efectivo ou não ) .

Tudo junto origina a uma decisão sobre o seu empréstimo. Imaginemos que um casal recebe mensalmente 1500 euros através de rendimentos do seu trabalho, mas tem uma renda de casa de 500 , mais despesas com o filho de 300 na escola e gasta mensalmente com despesas de casa ( água,luz, gás, televisão e comida ) cerca de 400 euros , isto dá um total de 1200 euros o que significa que somente sobra 300 euros dos rendimentos obtidos.

Com 300 euros a sobrarem ao final do mês não tem condições de obter crédito , e as entidades sabem disso porque já apresenta uma taxa de esforço muito elevada para lhe ser concedido qualquer tipo de empréstimo.

As entidades bancárias aprovam créditos a que consiga suportar uma mensalidade que não ultrapasse o máximo os 40% ,sendo que em muitos casos já é uma taxa de esforço alta. Se sem a mensalidade você já tem um custo de vida elevado o banco irá reprovar o seu crédito por achar que não tem as condições necessárias para usufruir do empréstimo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.