Que tipo de crédito deve ter?

compara

Quantos de nós não ficam anos a sonhar em comprar um carro (por mais simples que seja), em adquirir finalmente uma casa própria, em abrir um novo café na baixa da cidade ou, para os mais ambiciosos ainda, em fazer uma viagem de sonho de um mês na Polinésia Francesa? Se não existisse a possibilidade de ter crédito, muitos destes sonhos nunca seriam concretizáveis sequer no médio prazo e poderiam implicar anos e anos de poupança sem a certeza de que se conseguiria. Às vezes, até para uma emergência precisamos de crédito. Por estes motivos, aprendemos a poupar nesta decisão com este infográfico que lhe mostramos sobre o tipo de crédito deve ter.

Sonhar é fácil. Difícil é quando decidimos concretizar os nossos desejos e não sabemos bem como fazê-lo. Devemos pedir um empréstimo com prestação mensal ou pagar com um cartão de crédito? Depende do objetivo. Se um crédito pessoal seria mais indicado para comprar um barco, um cartão será, por sua vez, a opção mais acertada para pagar uma viagem, até porque a maior parte dos cartões acopla um seguro de viagem.

Optar por um produto financeiro devia ser simples, mas não é, uma vez que acaba por se tratar de um compromisso financeiro que impacta bastante na vida de qualquer família ou indivíduo (em particular se estivermos a falar de crédito à habitação, por exemplo).

Portanto, primeiro é preciso pensar no objetivo do dinheiro: é para fins pessoais ou profissionais? Já tem um pé de meia que dê para financiar grande parte da dívida? Uma deliberação deste género mal tomada pode gerar sobreendividamento, especialmente a partir do momento em que Portugal entrou em crise económico-financeira – muitas pessoas tiveram de entregar a casa ao banco e o crédito vencido (o designado “crédito malparado” que aparece todos os dias nos jornais) passou a ser uma realidade.

Não existe uma solução única que seja aplicável a todas as finalidades – o produto que é ideal para umas férias paradisíacas não é, porém, o perfeito para comprar um veículo.

tipo de credito

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!