Penhora de habitação

Casa penhorada

Com a actual crise e deterioração dos rendimentos das famílias em Portugal , muitos não conseguem pagar o seu empréstimo habitação e já existe milhares de pessoas que perderam as suas casas ao bancos, que mesmo em crise no mercado imobiliário a nível de vendas não deixam de ficar com as casas optando agora por um novo caminho que é o arrendamento de forma a não ficarem com os imóveis sem ter rentabilidade.

No crédito habitação em caso de incumprimento o banco tem sempre prioridade na penhora sobre outros credores que existam em caso de outras dívidas devido há hipoteca que é a garantia que garante ao credor ser pago em caso de incumprimento pelo cliente.

 

Estou em incumprimento o que fazer?

Comunique ao seu banco que está com dificuldades em pagar as suas prestações e explique os motivos. Com as novas regras de protecção ao endividado as instituições bancárias têm que accionar o PERSI e apresentarem-lhe novas propostas no prazo máximo de trinta dias. O banco vai estudar a sua situação económica e em conjunto com outros factores vai apresentar propostas que podem passar por uma renegociação do seu crédito ou até consolidar os seus créditos. Saliento que é importante comunicar ao banco e pedir para que lhe seja accionado o PERSI

 

Entregar a casa é hipótese ?

Sim é, com as novas medidas em créditos habitação recentes pode entregar a casa à instituição financeira que pode acordar com o cliente a dação em pagamento, ou a venda executiva, após a entrada em incumprimento, liquidem a dívida na totalidade.

 

Renegociar

Renegociar o seu crédito é prioridade e esgotada todas as hipóteses o melhor a fazer é ponderar a venda da sua casa de forma a evitar a penhora e que seja vendida em leilão porque o mais certo é que seja vendida a um valor inferior ao do preço actual do mercado.

Com o dinheiro da venda pode liquidar o crédito habitação na sua totalidade e ainda lhe resta dinheiro para refazer a sua vida. Naturalmente isto é mais aconselhado em empréstimos habitação cujo grande parte do valor já tenha sido liquidado, porque em crédito recentes e mesmo com a venda poderá não dar para pagar o crédito e respectivos custos e juros.

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

4 thoughts on “Penhora de habitação

  • at
    Permalink

    Pode-me informar se uma casa com empréstimo habitação pode ser penhorada por outra entidade que não seja a instituição bancaria?

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa noite dra JOana. So queria esclarecer uma duvida .em 2012 meu marido separou se deixando me sozinha com dois filhos.Na altura tava dezempregada. Dpois consegui arranjar trabalho ele tinha que me dar 200 euros de pensao de alimentos. Mas ficou acordado ele com esse dinheiro pagar a casa. So que passado 3meses vi a saber que nao tinha pago.deregi me ao banco e falei em pagar a divida pagando akilo que eu podesse a gerente disse k sim. Entao depositei 600 euros ficando a dever menos de 1000 euros. Nessa mesma semana recebo uma carta do tribunal a dizer que iam penhorar a casa.fui falar com a mesma gerente ke me disse que nao podia fazer nada só falando com o advogado que tava com o processo.falei com o advogado a tentar entrar em acordo com ele.ele disse que sim aconselhou a nao depositar mais dinheiro ate resolverem o caso.ficando em m ligar. Nunca ligou. Tentei entrar em contacto com ele nunca estando disponivel.vi me sem solucao sai do apartamento.na altura a divida no total com despesas 79918mil euros.depois comunicaram m ke tinham vendido por 31mil euros.agora penhoraram o meu ordenado e o do meu ex marido sobre a divida de 79918mil euros.a meu ver tou a pagar o apartamento na mesma.entao os 31 mil

    Reply
  • at
    Permalink

    Gostaria de informação sobre um leilão que está a decorrer de um imóvel, disseram me que foi penhorado através da vossa empresa mas não sei como fazer para entrar no leilão, estava muito interessada a ficar com o imóvel, mas o leilão termina já amanhã

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!