Negócio próprio – Como abrir uma papelaria

Papelaria

Neste artigo sobre negócios próprios vamos abordar algumas questão relacionadas com a abertura de uma papelaria/tabacaria. Se está a pensar criar o seu próprio negócio saiba que já escrevemos anteriormente como abrir um café / pastelaria  que também lhe poderá interessar.

Os principais produtos a serem vendidos em uma papelaria podem ser tabaco, bijuteria, artigos artesanato, jogos santa casa misericórdia , jornais e revistas e material escolar e escritório. Poderá como é natural diversificar os seus produtos de venda, mas estes são os que normalmente são mais vendidos nas papelarias.

Tabaco

O tabaco exige um grande encargo financeiro, mas é um produto elementar numa papelaria e por isso o melhor é mesmo investir inicialmente nas principais marcas e aos poucos ver o que sai mais e o que os seus clientes lhe vão pedindo. Isto claro se inicialmente tiver um pouco limitado no seu orçamento. Nos dias de hoje existe várias marcas de tabaco, assim como aumentou as vendas do tabaco de enrolar e produtos associados a este produto, como mortalhas, filtros , tubos de tabaco e máquinas de enrolar.

Ter todas ou quase todas as marcas de tabaco “normais” e de enrolar significaria um investimento de milhares de euros, o que mais tarde se traduz num lucro que pode chegar até aos 6% ( varia de fornecedor para fornecedor ) .

Bijutaria

Existe uma grande variedade de armazenistas com preços muito em conta e bijutaria de qualidade. São vendidos normalmente em packs e em algumas papelarias é um produto muito vendido devido ao estilo de consumo dos seus clientes.

Artigos Artesanato

Por vezes os clientes querem algo único e porque não uma peça de artesanato ? Também poderá criar você próprio as suas peças para vender, como por exemplo bonecas de pano ou caixas de madeira personalizadas com brindes.

Jogos Santa Casa Misericórdia – Euromilhões e totoloto

Já vi muitas papelarias abrirem portas sem antes de informarem como ser mediador de jogos da Santa Casa da Misericórdia. O resultado é que esperavam o lucro dos jogos para fazer face às despesas da loja e rapidamente tiveram que procurar alternativas ou mudar de planos.

Para ter a máquina de jogos no seu estabelecimento tem que concorrer e isto só é possível quando a Santa Casa abre o concurso o que acontece muito raramente. Para verificar quando for aberto concurso tem que ir verificando o site oficial da Santa Casa da Misericórdia na página “Novidades e Comunicados”. Para saber as condições para ser mediador visite esta página  e leia também este documento.

Jornais e Revistas

Para ter os principais jornais e revistas nacionais tem que contactar a VASP e a Logista que são as duas empresas que tem que contactar . Convém contactar com antecedência porque o processo ainda demora uns 2 meses até lhe entregarem os jornais na loja. Isto porque obedece a abrir ficha de cliente, ir um agente verificar a loja e restante burocracia.

Para ter acesso às distribuições tem que assinar um seguro com ambas ou depositar um cheque de determinado valor como caução . A segunda hipótese agiliza o processo e torna mais rápido a entrega das distribuições , mas caso opte pelo seguro siga o meu conselho acima indicado.

Material Papelaria e Escritório

Aqui deverá estudar preços de armazenistas e fornecedores que lhe apareçam na loja, isto porque às vezes têm boas promoções que lhe podem interessar . É normal existirem ofertas como : se comprar X , oferecemos Y e ainda W . Caso venda livros escolares tenha atenção aos que são mesmo indicados pela escola, porque é frequente haver muitos enganos e devoluções em comunicados errados emitidos tanto pelas editoras como por as escolas.

Algumas dicas para lhe ajudar a ter sucesso na sua papelaria/tabacaria

Consignação é a palavra de ordem. Pode não acreditar mas existe muitos fornecedores a venderem em regime de consignação às papelarias. Neste regime só paga ao seu fornecedor o preço do produto caso venda. Desde marcas de perfumes low cost,  peluches e bijutaria de marcas da disney , artigos relacionados com futebol , postais e até as raspadinhas e lotarias pode vender mesmo sem ser mediador da Santa Casa da Misericórdia. Basta para tal contactar um agente de vendas e ele certamente lhe vai ao local disponibilizar raspadinhas e lotarias à consignação , dando a si uma pequena comissão pelas vendas.

Seja diferente !

Porque não disponibilizar serviço de estampagens? Sim , é sempre um produto procurado e ao invés de comprar as máquinas de estampagem e material inerente, pode muito bem fazer uma parceria com uma empresa do ramo na sua zona. Ninguém rejeita parcerias que podem gerar mais vendas!

Conclusão

Abrir uma papelaria é relativamente fácil . O mais difícil obter lucro , porque os produtos maioritariamente vendidos como tabaco, jornais e revistas , dão muito pouco lucro. É necessário um grande volume de vendas para alcançar um valor significativo , principalmente com os jornais e revistas.

Os restantes produtos dão mais margem de lucro, mas podem não vendidos diariamente e é preciso estudar bem este aspecto organizando uma plano de negócios para ter a realidade das despesas que irá ter mensalmente e a previsão de lucros. Grande maioria das papelarias tiram grande parte do dinheiro para as despesas e lucro como mediador de jogos da Santa Casa, mas tal como referimos mais acima, não é fácil chegar a esse ponto porque já há muitos anos que não é aberto concurso para vagas.

 

 

 

 

Joana Esteves

Paixão pela internet e finanças pessoais . Autora de vários artigos no site Aprender a Poupar.

70 thoughts on “Negócio próprio – Como abrir uma papelaria

  • at
    Permalink

    Eu tive uma papelaria que só me durou 6 meses porque desconhecia totalmente como funcionava para ser mediador dos jogos da santa casa. Tivesse eu encontrado um artigo destes nessa altura.

    Sem jogos uma papelaria não é sustentável

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Eunice

      Lamento que a sua papelaria não tenha tido sucesso e dou toda a razão quando diz que uma papelaria não é sustentável sem jogos da Santa Casa, claro que existe exeções mas mas muitooo raras.

      Desejo-lhe sorte para o futuro e quem sabe se ainda não lhe está reservado outra oportunidade na sua vida.

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa Tarde,

    Achei int5eressante a sua publicitação, adiquiri um espaço em frente a uma escola primária e gostaria de abrir uma papelaria… Mas como havia mencionado é mutio dificil abrir uma papelaria sem ser mediador da santa casa, e estes abrem poucas oportunidades para se poder concorrer…

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Joana,
      Antes de mais, obrigado pelo interesse no nosso artigo.
      Como costumo, dizer a esperança é a virtude pela qual desejamos, tal como a nossa felicidade! Não a perca e boa sorte com o seu futuro negócio.

      Reply
  • at
    Permalink

    olá…
    eu estou interessado em comprar um trespasse duma tabacaria/papelaria que me foi proposto … cerca de 100 mil euros … essa tabacaria já é mediadora dos jogos da santa casa … e fica numa zona não prime.. mas movimentada .
    sei que as margens de lucro do tabaco e outros artigos sao muito baixas…. e que a mediaçao dos jogos “dizem” que é rentavel… mas será tao rentavel que justifique um trespasse de 100 mil euros ? qual será a margem ou percentagem que a santa casa oferece aos mediadores sobre a venda das apostas? …. sei que os volumes de vendas sao variaveis de casa para casa … mas quanto venderá uma casa media por semana em jogos ? 1000 euros ? 10.000 ? 50.000 ? n faco ideia…
    obrigado

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá André,
      um trespasse é sempre um grande risco, quanto a nível de lucros da mediadora dos jogos da santa casa, o estabelecimento em si terá sempre lucro superior ao do negócio “mãe” sem esta, mas será sempre uma grande constante, pois terá grande influência, a zona, a movimentação, os interesses de cada um e suas idades, os estabelecimentos em redor, etc…

      Reply
      • at
        Permalink

        Bom Dia
        Depois de ler atentamente , gostava de levantar a seguinte questão :
        Também estou a abalizar a aquisição de uma papelaria com jogos da Santa Casa
        Será que posso ficar sem a consecao dos jogos , depois da aquisição ?
        Já andei no site da Santa Casa e consegui descobrir nada
        Atentamente
        Nuno

        Reply
        • at
          Permalink

          Olá Nuno,
          A aquisição do concepção é feita pelo dono do estabelecimento para o estabelecimento em si, mas o contrato da concepção só será incluída na aquisição do espaço em si, se o dono assim o desejar. Logo terá de estabelecer essa questão com quem for fazer o negócio e este incluir, ou não, a concepção do jogos da Santa Casa no contracto.
          Obrigado

          Reply
          • at
            Permalink

            Bom dia,
            Antes de mais parabéns pelo Blog.
            Eu já sou proprietário de uma papelaria à sensivelmente 2 anos. As respostas ás questões aqui apresentadas, são demasiado abstratas e por vezes ligeiramente distorcidas da realidade. Por exemplo, no que diz respeito a um trespasse de uma papelaria, o Departamento de Jogos Santa Casa, tem de autorizar a cedência da concessão. Não é liquido que adquirindo por trespasse uma papelaria com jogos, estes se mantenham. Bem hajam e boa sorte!

    • at
      Permalink

      Boa tarde

      Tenho a dizer que uma grande amiga tem uma papelaria no porto e só os jogos da santa casa (tirando os bilhetes físicos lotarias que são da casa da sorte) dá de lucro cerca de 3000€ por mês.
      Engraçado é que a passagem que ela pediu era de 100 mil também.
      Se for um caso idêntico garanto que vale a pena pois já la estive várias vezes a desenrascá la e aquilo das raspadinhas e do euromilhoes é mesmo uma mina.

      Reply
  • at
    Permalink

    Bom dia, tenho ponderado sobre a possibilidade de abrir uma papelaria mas com um conceito um pc diferente. A ideia é associar a reciclagem de consumíveis informáticos e reparação de material informático com a papelaria . Tentando desta forma que com 2 áreas de negócio complementares o risco de insucesso seja menor. Gostava de saber se têm feedback de projectos como este.

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Emanuel,
      A nível de feedback da nossa parte com essas iniciativas em conjunto, não propriamente, mas penso que será uma boa aposta, pois como o André diz em cima, a papelaria em si, só, não tem grande margem de lucro, contudo o material informático será sempre uma aposta de futuro.

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa Noite, surgiu um oportunidade de negócio com uma papelaria, renda baixa ,perto de uma escola secundária. Como o espaço é amplo estava a pensar, para além da bijuteria e artesanato (próprio), estava a pensar criar um recanto com um “snack”/ salão de chá onde pudesse servir umas sopas e uma salgadinhos e café. Será possível a conjugação destes negócios? Onde devo procurar a legislação respetiva ?

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Eduarda,
      Como anunciei anteriormente num outro artigo aqui, irei publicar muito brevemente um artigo sobre algumas dúvidas que têm vindo a surgir sobre este tema, com uma grande procura por os portugueses.
      obrigado

      Reply
  • at
    Permalink

    Olá a todos, como prometido o artigo foi publicado, espero que ajude na medida do possível a quem precise e boa sorte nos vossos futuros projectos.
    – artigo “aqui
    Obrigada

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde,

    Estou neste momento a realizar a análise de um projecto de investimento no negócio de venda de revistas e jornais em máquinas de vending machine nas estações do metro do Porto no âmbito de uma disciplina da faculdade de engenharia.
    Para avaliar a viabilidade do projecto, estou à procura de informação relativamente à margem de lucro na venda de cada unidade (jornal ou revista).
    Sabe-me indicar como poderei encontrar essa informação e estudar as diferentes margens de lucro consoante o fornecedor?

    Agradeço deste já o tempo e a qualidade da informação disponibilizada no site.

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde
    Li o artigo e, uma vez que estou em fase de estudo para abrir uma papelaria, através do site dos jogos da Santa Casa, questionei sobre os agentes de vendas das raspadinhas e lotarias, pois já tinha conhecimento de que para ter uma máquina de jogos teria de ser através de concurso. No entanto, a resposta que me deram foi de que era necessário apresentar uma candidatura para me poder tornar mediadora dos jogos Santa Casa. Assim sendo, de que forma é que posso vender raspadinhas e lotarias?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Ana,
      o mais indicado será dirigir-se a um estabelecimento da Santa Casa perto da sua área , para melhor esclarecimento.
      obrigado

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde

    Estou a considerar a possibilidade de abrir uma papelaria e gostaria, caso possa dar-me essa informação, de que forma posso entrar em contacto com um agente de vendas de raspadinhas e lotarias. Obrigada pela atenção.

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Ana,
      quanto ao contacto, será mais indicado dirigir-se a um estabelecimento da Santa Casa perto da sua área , para melhor esclarecimento.
      boa sorte com o projecto.

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa Tarde,
    Li com atenção o seu artigo pois estava a pensar desenvolver um negocio desta natureza.
    Consultei a empresa VASP, como sugere. Fiz a consulta na internet. Quanto à “PUBLICAÇÕES”, que também sugere, não encontro. Tem o endereço eletrónico??
    Obrigada,
    Maria

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Maria,
      obrigado pelo interesse no nosso artigo.
      quanto às “Publicações” de momento, não me recordo, pode-se dar o caso de já ter mudado de nome ou mesmo encerrado.
      deixo este como opcção : Logista mais propriamente na parte dos contactos.
      espero ter ajudado e boa sorte com o futuro negócio.
      obrigado

      Reply
    • at
      Permalink

      Presentemente chama-se URBANOS. Representa a antiga empresa LOGISTA. Dos jornais de maior tiragem apenas fornecem Publico, A Bola, Jornal O Sol, Diário Económico. O resto é a VASP.

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde

    Tenho um café e gostaria de poder vender raspadinhas, gostava de saber o que é necessario para poder vender as raspadinhas.

    Cumprimentos
    artur

    Reply
    • at
      Permalink

      Olá Artur,
      o mais indicado será dirigir-se a um estabelecimento Santa Casa perto da sua área, para melhor um melhor esclarecimento.
      Obrigado

      Reply
  • at
    Permalink

    gostava de abrir um cafe com papelaria e jogos santa casa como faço?

    Reply
  • at
    Permalink

    boa tarde…
    neste momento estou a pensar abrir uma papelaria com os jogos santa casa…
    já tenho conhecimento, e formação da mesma…porque trabalho nesse ramo, mas gostava de ter o meu próprio negócio.
    como faço para poder obter a o terminal (máquina), ainda existe os tais concursos?
    ou já é mais fácil?
    fico aguardar por uma ajudinha 😉

    Reply
  • at
    Permalink

    Bom dia ,sei de quem tem uma papelaria á venda com jogos santa casa,se tiver conhecimento de alguem que esteja interessado.
    Atentamente

    JOSE PILOTO

    Reply
  • at
    Permalink

    Olá, adquiri um quiosque de rua recentemente, junto a um centro escolar, uma eb2,3 e uma secundária e ainda as piscinas municipais. Gostaria de ter lá jogos mas apenas raspadinhas. Não sei se será possível. Obrigada

    Reply
    • at
      Permalink

      Boa tarde, Carla

      Neste momento estou a pensar fazer o mesmo, abrir um quiosque de rua, mas tenho tantas dúvidas, será possivel, dar-me a sua ajuda, por onde começar, gastos que teve, quais as condições que lhe foram impostas pelas distribuidoras de jornais e revistas, assim como também os distribuidores de tabaco, etc, etc…

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde. Gostaria de saber se para abrir uma papelaria é necessário alguma licença . Obg

    Reply
  • at
    Permalink

    Eu tenho uma papelaria que por motivos de saude vou ter que fechar. Fica no barreiro, margem sul, numa rua principal nao somos agentes santa casa mas e sete anos felizmente nao necessitamos tambem. Temos raspadinhas que se vende muito trabalhamos com o payshop os carregamentos de titulos de transporte e somos posto dos ctt o que traz muita afluencia a loja alem dos jornais e revistas e outros brindes. O negocio é mesmo venda, sem trespasses a loja é nossa quem a adquirir por o valor em questao sera a compra da loja e recheio da mesma por isso quem estiver interessado é contactar elpa@sapo.pt

    Reply
    • at
      Permalink

      Bom dia sobre a venda da sua papelaria que tem em venda no barreiro, pois agradecia o favor de me informar qual sera o seu valor,e em que zona concreta se encontra.Obrigado pela atençao dispensada.

      Reply
  • at
    Permalink

    olá, alguem sabe informar onde comprar raspadinhas , pois tenho uma pastelaria , vendo raspadinhas atraves de um agente, mas será que existe outro meio , pois a comisão é muito baixa, na Santa Casa não vendem, só a quem tem máquina, obrigado

    Reply
    • at
      Permalink

      Bom dia celia pode-me dizer qual e a comissao obrigado

      Reply
  • at
    Permalink

    Trespasso papelaria na Povoa Santa Iria
    Com jogos da santa casa
    Recheio
    Avenida principal, ao lado de uma Pastelaria
    Coisas Boas
    Contatato! 967614722 Valor 70.000.00
    Trabalha muito bem, e boa clientela

    Reply
    • at
      Permalink

      Muito boa noite.
      Não sei de que data é este seu comentário, mas poderia enviar os detalhes do negócio para o seguinte e-mail: jpaulom81@gmail.com

      Os melhores cumprimentos.

      Reply
    • at
      Permalink

      Boa noite sera possivel estabelecer dialogo com vista ao negocio em questão. Fico a aguardar. Fica o meu nº tm 966171383. Bem haja

      Reply
  • at
    Permalink

    Olá Boa tarde,
    Gostaria de alguma ajuda se possível no seguinte:
    Estou a pensar em abrir uma papelaria e é complicado saber por onde começar!!
    Será que alguém me pode enviar alguma lista de artigos e fornecedores para contactar!!
    Documentação e burocracia necessária?
    Agradeço a V resposta.
    Cumps.
    Artur

    Reply
    • at
      Permalink

      Boa tarde Artur,
      chamo-me Isabel e sou da Madeira e estou interessada em abrir uma tabacaria e as minhas dificuldades são iguais ás suas se por acaso obteve resposta será possível de me enviar?
      Obrigada.

      Reply
  • at
    Permalink

    Os meus pais são proprietários de um café que já tem Jogos Santacasa e venda de Jornais e revistas. Neste momento gostariam de transformar o café numa papelaria/quiosque. Poderia indicar-me nomes ou contactos de alguns fornecedores que trabalhem em regime de consignação? Desde já obrigada.

    Reply
  • at
    Permalink

    boa tarde primeiro que tudo venho aqui esclarecer uma coisa muito importante uma papelaria sobrevive sem maquima de santa casa sim se nao os quiosques de jornais ja tinhao fechado segundo e um aviso quando se compra uma papelaria com jogos da santa casa compra se tudo mas a seguir a santa casa pode negar ou pedir um calcao maior . a santa casa estuda primeiro o cliente e depois da a resposta nao e assim tao facil

    Reply
  • at
    Permalink

    Bom dia algem me pode imformar o que e necessario para instalar um quiosque de rua obg

    Reply
  • at
    Permalink

    boa tarde
    vou abrir uma loja de papelaria e festas de aniversário mas queria que me ajudasse com informações sobre a questão da consignação.
    Além disso preciso de contacto de fornecedores da área de Braga, Povoa de Varzim Barcelos e Esposende . Fica aqui o meu email para quem me puder ajudar.
    susana-silva@portugalmail.pt
    obg

    Reply
  • at
    Permalink

    Bom dia a todos,

    Estou neste momento a pensar investir numa papelaria, dos comentários que li, é de evitar recorrer a empresas distribuidoras de jornais e revistas, como a VASP e a Urbanos. Existe alguma forma de serem os próprios a irem directamente “levantar as revistas às editoras”? Isso é possível? Onde me devo dirigir para obter essas informações?
    Obrigada,

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde Patricia, tenho uma papelaria e sei que não é possivel ir levantar os jornais e revistas às editoras, aconselho a fazer uma parceria com um quiosque ou papelaria e dividem os lucros ao meio. Aviso que as margens de jornais e revistas são margens pequenas.
    Qualquer questao nao hesite nunoalexmar@hotmail.com

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa noite tenho uma pastelaria poderei vender raspadinhas?

    Reply
  • at
    Permalink

    Bom dia estou a pensar abrir uma papelaria mas gostava MT de por os jogos Santa casa mas esperar pelo concurso n é fácil como eu posso fazer

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde,
    Estou a pensar abrir um quiosque de rua em Vila Nova de Gaia, mas gostaria de saber previamente quais são, neste momento, as margens de lucro em jornais, revistas, tabaco e também como se poderá vender raspadinhas?
    Sei que para ter máquina de jogos da santa casa é necessário abrir concurso e tem critérios muito apertados, mas com uma renda mensal do quiosque de 150€ mais as despesas de água, luz, IRS, seguros, etc. se é um negócio viável esta minha aposta no quiosque.
    Já agora gostaria de saber que empresas ou que tipo de parceria deveria fazer para ser mais vantajoso a entrega de jornais, revistas e tabaco?
    Muito obrigado.

    Reply
    • at
      Permalink

      Bom dia Fábio. Em relação aos jornais e revistas, atualmente não tem muita escolha pois o principal distribuidor é a VASP. Outro distribuidor que iniciou agora atividade é a INDUTREE. Portanto, a nível de ser mais vantajoso, é igual para qualquer papelaria relativamente a margem de lucro nas publicações distribuídas.

      Em relação ao tabaco, é mesmo uma questão de negociar com cada vendedor associado a um fornecedor de tabaco (há muitos, as percentagens são super variáveis, é uma relação de simbiose…eles querem que se venda e dê mais visibilidade às suas marcas, o senhor quer vender o máximo possível com a melhor margem de lucro).

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa noite.
    Tenho ideia e interesse de no fututo abrir uma tabacaria só com jogos santa casa num espaço que tenho no centro do Porto, sito na Praça dos Poveiros.
    De momento gostaria de ter prática da máquina dos jogos santa casa. Se alguém souber de algum estabelecimento que esteja a recrutar funcionário estou interessado.
    Obrigado, cumprimentos

    Reply
  • at
    Permalink

    Oi, estou a pensar abrir uma papelaria e jogos da santa casa . Só que tb farei pepelaria personalizada, como: brindes para festas, estampas em copos e fitas de cetim e etc… O que vc acha? Obrigado Ana

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde peço ajuda para ter jogos Santa Casa na minha loja, pois as candidaturas estão sempre fechadas…não sei mais a quem recorrer, agradeço resposta

    Reply
  • at
    Permalink

    Olá boa tarde. Estou a pensar em montar uma papelaria de raiz.Gostaria de saber qual é a margem de lucro que dão os jogos santa casa. Percentagens. Obrigada

    Reply
    • at
      Permalink

      Quantas às margens da santa casa a mesma lhe explicará melhor.
      Apenas posso lhe dizer que compensa 😉

      Reply
  • at
    Permalink

    Boa noite.
    Qual a localização da papelaria?

    Reply
  • at
    Permalink

    Boa tarde, Vi aqui muita informaçao desactualizada, então para ajudar quem pensa em abrir papelaria vous esclarecer algumas coisas.

    Eu tenho uma papelaria que comprei em 2013, e as coisas tem vindo a mudar imenso.
    Neste momento para fornecer jornais e Revistas so temos a VASP. Podem prever uma caução de 4000 euros numa zona calma (Estou na Praia do Ribatejo perto de Tancos) as margens das revistas sao de 25 % e nos jornais 17.25 %.
    Essa caução é um risco, quando a Urbanos faliu, perdi a minha caução que tinha depositado na conta deles.

    As vendas dos Jornais estam constatemente a baixar, com o acesso a informacao de maneira facil e gratuita na tv e na net, muita gente deixou de comprar jornal. em 4 anos as vendas aqui na minha zona reduziu para metade. Sou a unica papelaria da Freguesia.

    Eu sou mediadora da Santa casa, mas confesso que foi uma pura sorte. quando comprei a papelaria nao tinha. e passado uns 2 meses abriu um concurso aqui na zona. e tive a sorte de conseguir. o processo demorou alguns meses. as margens de euromilhoes rondam os 5 % e as raspadinhas é 10 %.
    Nao parece muito, mas se o movimento for bom, consegue dai pagar as contas e a seguranca social.

    O Tabaco, nao dâ muito lucro as margens sao entre 4 e 6 %, é preciso empatar entre 1000 e 2000 euros em stock, alem do risco de roubo temos aquela chatice quando muda o selo do ano, o tabaco ja nao pode ser vendido. se tiverem sorte o fornecedor troca os maços, senao tem de despachar por fora…

    Ai pensem em colocar tbm um alarme anti-roubo e anti-incendio. contar entre 60 e 70 por mes.

    Alem da obrigatoriedade de ter um contracto com uma empresa de higiene e seguranca no trabalho. que nunca é menos de 100 euros anuais.

    em relacao ao material de papelaria se estiverem numa zona rural com poucas criancas (é o meu caso) vai vender pouca coisa, mas os clientes vao querer que tenha um pouco de tudo. obviamente vao chegar um dia a pedir um caderno de tal marca e tal cor e vocé tem uma dezena de referencia diferente, mas nao é AQUILO que o cliente procura…

    Aqui optei por ter o basico, cadernos capa preta, Cadernos capa azul, Bic, Cola UHU,super cola 3, clips … e depois 1 ou 2 artigos de coisas diferenciadas… (é dinheiro empatado sim, mas parte dessas coisas nao estragam e mesmo que demore a vender o dia que um cliente procura nos temos um pouquinho de tudo)
    Se estiverem numa zona escolar, é bom. mas ai terao de reduzir as margens, porque as papelarias escolares disponibilizam material praticamente a preço de custo. e fica dificil competir.

    Eu tenho aqui alguns produtos alimentares embalados, como chocolates, bolos, pastilhas, gomas e gelados da ola (a ola empresta uma arca e dao uma margem de um pouco mais de 20 %) ai se nao venderem muito fica mais caro manter a arca ligada do que o lucro dos gelados. E eles obrigam a comprar caixas inteiras, entao quando compram é logo um buraco nas contas.

    Se a maioria das vossas vendas tem margens abaixo de 25 % de lucro (que é o caso) terao que optar por uma contabilidade organizada. porque em regime simplificado o estado considera que 25 % das vossas vendas sao lucro e tributam sobre esse valor.
    Em contabilidade organizada, ja tem que ter um contabilista e ai podem contar com um valor entre
    65 e 100 euros mensais.

    Isso obviamente acrescentam renda, agua, luz, software da registadora….

    Se compensa?
    Sim compensa, senão ja nao haveria papelarias abertas. Mas se for uma zona pouco movimentada, terão meses onde conseguem entre 1000 e 1500 euros de lucro. e meses onde no fim de pagar as contas todas, sobra entre 100 e 300 euros.

    Agora uma coisa é certa, nao é facil. nao tenho empregados. trabalha se muitas horas, todos os dias. aqui abro sabados, domingos e feriados da parte da manha. So fecho 2 dias por ano (Natal e Ano novo) em conclusao eu diria que se estiver empregado a ganhar mais do que ordenado minimo. com ferias pagas e direito a folgas. A menos de nao gostar do seu emprego, nao se metam nisso.
    Se estiverem desempregado, (era o meu caso) com outro rendimento fixo que entre em casa. e que tenha filhos entao ai tentem esta aventura. Apesar de trabalhar mais, eu so consegui ir as reunioes escolares, as festas do final de ano quando abri a papelaria.

    Temos a vantagem de poder levar nossos filhos connosco, instala lo no escritorio, depois da escola fazem os trabalhos ao lado. se preciso de ir a uma consulta coloco um papel na porta e vou. Igualmente coloco um papel “Volto Ja” para ir buscar minhas filhas a escola. e isso sao pequenas coisas que nao podia fazer a trabalhar fora para um patrao.

    espero ter dado algumas luzes ao assunto 😉

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!