Dicas para Aprender a Poupar Dinheiro
A importância de poupar dinheiro
Aprender a poupar nem sempre é tão complicado como a maioria das pessoas anuncia, tudo não passa de força de vontade e algum hábito. Só poderá existir poupança, se for feita da forma correcta para que não implique problemas financeiros futuros ou mesmo mudanças que se possam traduzir em problemas familiares.
A “arte” de poupar dinheiro torna-se complicado devido à sociedade em que estamos inseridos, isto é, habituados a estar constantemente dentro da mesma zona de conforto, torna-se muito complicada a mudança de hábitos, novas regras diárias e novos objectivos. Porém, o contorno dessa situação pode ser a alavanca que é necessário para conseguir poupar muito dinheiro no final do mês e consequentemente do ano.
Poupar é uma conta como as outras
Encarar a poupança como uma conta como as outras é o primeiro passo para começar a poupar. Isto é, para começar a poupar de forma positiva e com os resultados que pretende, é importante que estabeleça data limites e valores limites para colocar de lado, como se fosse uma conta a pagar a si mesmo.
Mais importante que a quantidade é o hábito de colocar de parte essa mesma quantidade, por isso encontre um valor que não seja negativo para o seu orçamento e coloque-o mensalmente nessa mesma conta.
Objectivos para a poupança
Ter um objectivo concreto para as suas poupanças pode ser um dos factores mais importantes para quem quer poupar imenso. Ter objectivos é auto-motivar para chegar à meta final desejada.
Defina um objectivo visível, como a compra de um carro novo, umas férias merecidas, um desejo escondido, etc.
Aumente também as poupanças
Apesar de ser muito incomum existirem aumentos neste momento, sempre que isso acontecer deve aumentar também as suas poupanças. Em termos práticos, falando da poupança como uma conta como as outras, se o seu rendimento aumenta, deverá também aumentar o volume da sua poupança, reduzindo assim o tempo para conseguir atingir os seus objectivos.
Guarde as moedas soltas
Apesar de ser cada vez menos comum, a presença de um mealheiro em casa pode ser uma excelente ideia. Existem sempre moedas soltas na carteira ao final do dia, coloque-as no seu mealheiro e no final do mês, deposite esse dinheiro na sua conta poupança.
Pode parecer pouco, mas aliando esse valor à sua poupança mensal, rapidamente consegue atingir valores muito interessantes. Por exemplo, se colocar 1€ de lado por dia, no final do ano são mais de 350€, dando para umas férias muito interessantes!
Seja persistente
Evite ao máximo recorrer à sua conta poupança em casos de problemas financeiros, porém em casos extremos é sempre preferível que o faça a recorrer a créditos. Evite ao máximo “esquecer-se” da sua poupança um mês que esteja menos confortável, mas pelo contrário, faça sacrifícios para conseguir atingir esse objectivo.
Pingback: Guia para orçamento familiar eficaz | Aprender a Poupar
Ola, deixo uma sugestão de um bom site onde pode-se poupar muito dinheiro, em praticamente, todos os produtos e serviços que compramos no nosso dia a dia.
http://www.poupadinhos.com
Todos os dias eles fazem uma escolha das ofertas com melhores descontos de todos os sites de desconto Portugueses.
Assim, ao invés de termos que andar de site em site, eles fazem o trabalho por nós.