Conselhos para enfrentar uma crise económica
Uma crise económica nunca deve ser tomada como brincadeira; aliás, é algo que lhe irá todo o seu futuro a não ser que faça sérios cortes nas suas despesas diárias.
Não aumente o nível da sua dívida. Chega de cartões de crédito, custe o que custar. Pare de comprar tudo o que for desnecessário. Corte as despesas adicionais. Pare de carregar os cartões de multibanco consigo. Faça da sua hipoteca uma prioridade, assim como dos seguros.
Encontre-se com os seus correctores ao invés de fugir deles. Contacte cada um deles, explique a sua situação, mostre quanto tem disponível. Seja realista e dê-lhes tudo o que necessitarem.
Pense duas vezes antes de colocar a sua casa á venda. Todo o processo envolve muita burocracia, cujos elementos acabam por lhe criar ainda mais despesas.
Proteja a sua carreira. Procure trabalhar ainda mais e faça o que for preciso para subir na vida. Considere adquirir novas capacidades de forma a ser uam mais valia para as empresas que necessitem delas.
Pegue dinheiro do seu seguro de vida. Apesar do que possa pensar, sim, tem essa possibilidade e deve tirar proveito dela se for realmente necessário.
Pegue dinheiro do seu fundo da universidade, mas esta deve ser uma decisão tomada por toda a família. Se os anos de universidade ainda estiverem bem longe, pode compensar a perda após pagar a dívida.
Pare de trabalhar nos seus planos de reforma de forma a economizar dinheiro; esta reforma pode revelar-se bastante prejudicial á custa dos seus caprichos.
Acima de tudo, evite a falência. Esta não deve ser considerada uma opção, pois afectaria a sua situação de hipoteca e emprego durante anos.
Em geral, deve parar com tudo o que envolva mais despesas, por muito pequenas que sejam. Pense nos tempos que se seguem e como poderão melhorar caso toma as decisões mais acertadas.
Pingback: EduFin – Conselhos para enfrentar uma crise económica – Aprender a Poupar