Aprenda a poupar na conta da água
Poupar é a palavra de ordem na vida de todas as pessoas, evitando ao máximo gastar dinheiro desnecessário e “apertando o cinto” no que toca a despesas fixas que até há pouco tempo se pensava que não daria para encurtar. Um desses casos é a conta da água, que no final de cada mês atormenta muitas famílias com o seu valor elevado, mas será possível não conseguir reduzir esse valor?
Claro que é possível e sem deixar de tomar banho ou algo do género, poupar é fácil desde que essa poupança seja gradual e sem grandes alterações do seu dia-a-dia.
Muitas pessoas têm medo de grandes mudanças no seu quotidiano e quando se fala de poupar simplesmente afastam-se dessas ideias com medo do esforço que isso, supostamente, traria incluído. Ao contrário do que se pensa não é necessário mudanças radicais para existir uma grande mudança na fatura ao final do mês.
Então e como se pode fazer essa alteração que todos desejam?
Poupar na conta da água:
- Jardinagem: Muitas são as pessoas que têm em casa plantas ou um pequeno jardim que necessita de ser regado diariamente, uma das mudanças que poderá fazer é regar apenas quando não estiver sol, ou seja, opte por regar no início ou no final do dia. Ao regar apenas nestas duas situações evitará desperdícios, isto porque se regar quando existe sol ou este esteja já forte, a água não terá tempo de se infiltrar no solo, não chegando assim às raízes das plantas acabando por não as alimentar;
- Loiça: Como é normal, é necessário lavar loiça todos os dias e muitas vezes várias vezes ao dia mas também se pode poupar nesta tarefa à qual não se pode fugir. Existem várias formas para se conseguir poupar neste ponto, caso tenha máquina de lavar loiça, nunca a coloque a lavar se esta não estiver completamente lotada, isto porque a quantidade de água que ela utiliza é a mesma independentemente da quantidade de loiça, portanto se tiver mais loiça irá poupar na próxima utilização e não estará a desperdiçar água; No caso de lavar a loiça à mão, comece por juntar loiça por exemplo do almoço e do jantar, assim irá utilizar menos quantidade de água, poderá também em vez de lavar a loiça com água corrente utilize duas bacias, uma com água onde lavará os pratos e outra onde os passará apenas por água antes de os colocar a secar, poupando assim quer água quer detergente; Uma pequena dica que é importante, quer na máquina de lavar loiça quer lavando à mão, a ajudará bastante limpe bem os pratos antes de os lavar, assim evitará gastar água desnecessária;
- Autoclismo: Comece por não colocar lixo na sanita quando pode colocar noutro local, pois cada vez que o fizer, vai necessitar de puxar o autoclismo e gastar uns valentes litros de água; Como sabe o autoclismo por cada vez que é ativado larga entre 7 e 15 litros de água, assim sendo estas descargas utilizam cerca de 30% do seu consumo total de água. Pode reduzir esta fatia enorme trocando o seu autoclismo por um com uma carga menor, reduzindo a quantidade de água que este reserva, ou caso não possa trocar poderá colocar uma garrafa de água de litro e meio, com areia, dentro do autoclismo, assim com o volume da garrafa de água irá reduzir a quantidade de água no reservatório e por consequência irá gastar menos água;
- Higiene diária: Mais uma situação em que poupar água pode parecer muito complicado pois não pode deixar de o fazer diariamente, contudo é bem mais fácil do que pensa. Durante o banho desligue sempre a água enquanto ensaboa o corpo e o cabelo, opte também por tomar duche em vez de banho de imersão, poupará três vezes mais água no duche; Durante as suas manhãs enquanto estiver a lavar os dentes utilize um copo ou feche sempre a torneira enquanto o faz, verá que poupará bastante.
Com as dicas acima verá que poupará água no final do mês e por consequência a sua conta da água será bem mais pequena.
Muito boas dicas e chega de desperdício.
Pensemos no nosso lindo e ensolarado “planeta
azul”
PE
Ótimas dicas! Devemos usar conscientemente para poder usar sempre!
Abraços
Parabéns pelo seu artigo. Além de ser importante poupar o dinheiro da conta da água, também a questão da preservação é fundamental.