Regras fundamentais para investir na Bolsa

A Bolsa é uma oportunidade única de aumentar vertiginosamente os seus investimentos. Contudo, não se aplica aqueles que têm dívidas porque requer investimentos astronómicos. Como se costuma dizer, tem que se gastar dinheiro para ganhar dinheiro.

Pode investir tanto através de correctores como através de bancos. Os correctores pertencem ás Bolsas de Valores e são credenciados pelo Banco Central, habilitados a negociar valores mobiliários.  As Bolsas oferecem análises de mercado e indicam o melhor momento para comprar e vender papéis de forma a obter os melhores resultados. Já os bancos administram fundos de acções e decidem quando e como investir.

Antes de tudo, é preciso manter-se actualizado, lendo publicações com indicadores económicos e tendências do mercado. É possível ainda participar em sites que simulem investimentos ou em clubes de investimento, associações de investidores com interesses afinados. Nesses grupos, pode reunir recursos para os seus investimentos, fazendo com que cada participante desembolse quantias baixas, o que minimiza perdas expressivas.

Ao investir, deve ter em conta: a liquidez da acção escolhida, ou seja, a facilidade de vender os papéis no momento do resgate do investimento; o retorno, que são as possibilidades de ganho; e o risco, ou seja, as possíveis perdas.

Aconselha-se a que invista apenas de 10 a 20% dos seus rendimentos; no fim de contas, riscos são riscos e não pode dar-se ao luxo de perder todo o seu dinheiro á custa de meras probabilidades.

Se tiver a possibilidade, diversifique nos seus investimentos. É uma boa maneira de aumentar as suas chances de ganhar mais, tal como aconteceria se comprasse vários bilhetes de lotaria.

Seja qual for o seu método de investimento, apenas lembre-se de o levar com calma, sem precipitações; caso contrário, estará a arriscar a sua fortuna em vão e as hipóteses de a recuperar serão então muito baixas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *