Reclamar com um vendedor da UE

Como fazer uma reclamação a uma loja da UE

Com a internet as compras e negócios à distância têm vindo a aumentar ano após ano. São vários os factores para que este tipo de vendas/negócios online estejam em crescimento, sendo o principal a procura de preços mais baixos e a comodidade de pesquisa onde em 5 minutos pode percorrer na internet várias lojas de todos os cantos do Mundo.

No entanto acontece, como em tudo o que é compras e negócios seja em que País for problemas que não são fáceis de resolver,  ora seja por não se chegar a um consenso ou simplesmente por má fé do vendedor. Em lojas da União Europeia é possível fazer uma reclamação através da Rede de Centros Europeus de Consumidores ( CEC ) preenchendo o formulário de reclamação aqui disponibilizado.  Basta clicar onde diz ” download this file ” e escolher abrir o documento em PDF ou baixar para o seu computador.

 

Como preencher a reclamação ?

Basta inserir pelo menos todos os dados obrigatórios , assim como aceitar a exoneração de responsabilidade. Pode também anexar documentos que ache relevante. Assim que tiver tudo preparado envie no botão azul que diz : ” Entregar a Reclamação ”

Irá aparecer a informação em como a queixa foi devidamente enviada ou não. Guarde o número de entrega que vai aparecer para futura consulta/prova da sua queixa.

 

Só lojas da União Europeia

Antes de efectuar a reclamação tenha a certeza de que País o vendedor é. Esta reclamação só é válida para lojas que pertençam à União Europeia.Muitas vezes lojas têm disponíveis várias línguas mas a sua sede ou vendedor são de Países fora da UE.

 

Cuidados a ter em compras online

Existe alguns cuidados que o podem ajudar a comprovar se uma loja é de confiança ou não.

# Verifique os contactos da loja, caso tenha só um formulário de contacto , não faça a compra e envie primeiro um email via formulário a perguntar todas as informações da empresa.

# Pesquise na internet sobre a mesma empresa / loja , caso a mesma não seja de confiança o mais certo é ter feedback negativo espalhado pela internet.

# Utilize de preferência pagamento por paypal , porque caso algo corra mal tem até X dias para abrir uma disputa e será devolvido o seu dinheiro. Abra uma conta PayPal ( é gratuito ) e submeta os seus dados, transfira dinheiro através da sua conta bancária para a sua conta paypal e faça os pagamentos online nesta modalidade. Assim estará sempre mais protegido de fraudes.

E você , já passou por alguma situação desagradável ? Tem conselhos a partilhar para compras online ?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.