Poupar dinheiro para o futuro

Poupar dinheiro devia ser um hábito desde a adolescência, mas nem sempre isso é possível ou então só se toma consciência da importância da poupança uns anos mais tarde.

Poupar dinheiro para ter um futuro melhor é um pilar que faz parte do crescimento de qualquer pessoa e mesmo sem um objectivo inicial definido , é importante começar a poupar dinheiro o mais cedo possível para ter um futuro melhor.

 

a) Pode dar de entrada para a compra de uma casa o dinheiro que andou a poupar durante alguns anos. Se preferir guarde algum e não o invista todo na entrada da casa e assim fica com um fundo de emergência para algum contratempo financeiro.

b) Pode usar o dinheiro das poupanças e fazer crescer o seu dinheiro em investimentos de baixo risco.

c) Usar o dinheiro das poupanças para criar o seu próprio negócio sem recorrer a financiamento.

d) Aplicar o seu dinheiro que poupou na educação dos seus filhos, nomeadamente para a universidade.

c) Se não for necessidade de aplicar o dinheiro em lado nenhum , aproveite para ir aumentando o capital preparando a sua reforma e salvaguardar o seu futuro com o dinheiro que poupou.

 

É preciso incutir hábitos de poupança, principalmente aos mais novos onde grande maioria ainda vive com os Pais e têm mais possibilidades de começar a poupar dinheiro visto os encargos ainda não serem significativos comparados quando tiverem que suportar todas as despesas sozinhos.

Mesmo sendo estudante é possível ter um part time e assim poupar dinheiro para o futuro. Se por exemplo começar a poupar dinheiro aos 18 anos chegará aos 28 com uma poupança de + de 20 mil euros ( se poupar 200 euros por mês) e claro se o dinheiro estiver a render juros no banco melhor ainda e pode sempre optar por capitalização de juros para ter o máximo proveito das suas poupanças.

No estado em que a economia está é de perceber a importância e a diferença que uma poupança pode ter na vida de uma pessoa onde cada vez mais existe desemprego, instabilidade e incertezas quanto ao futuro. Se és Jovem começa a poupar dinheiro já e verás que um dia mais tarde todo o teu esforço valeu a pena.

 

Saber gastar o dinheiro

Poupar dinheiro na adolescência não é fácil e por norma maioria dos jovens deslumbra-se com o dinheiro que começa a ganhar porque simplesmente quer comprar aqueles ténis de marca que há tanto tempo namora ou comprar aquela mota que sempre sonhou.

Para se poupar dinheiro não significa que se tenha que ter uma vida privada de alguma das coisas que gostamos, mas é um factor muito importante saber quando e como comprar.

Não deve logo gastar o dinheiro do ordenado em algo que não é necessariamente urgente e caso não consiga comprar em um mês, espere os que forem necessários sem comprometer o seu plano de poupança.

Simplesmente deve receber o seu dinheiro e colocar logo de parte a percentagem que vai para a conta poupança e esquecer esse dinheiro, depois com o restante é o dinheiro que irá ter com que se governar.

Este hábito por muito difícil que possa parecer vai começar a ser motivante após alguns meses , principalmente quando verificar que a sua conta poupança está a aumentar cada vez mais.

 

Saber aproveitar os apoios para jovens

Existe vários apoios para jovens que permitem poupar dinheiro como é o caso da Porta65 que ajuda jovens até aos 30 anos no arrendamento da casa.

Este programa atribui  uma subvenção mensal que pode ir até aos 60% do valor da renda o que é excelente. Com o dinheiro que a Porta65 lhe dá todos os meses pode aumentar a sua conta poupança caso não veja necessidade de o usar.

 

 

 

 

Comments

  1. By Rei

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.