Penhora de habitação

Casa penhorada

Com a actual crise e deterioração dos rendimentos das famílias em Portugal , muitos não conseguem pagar o seu empréstimo habitação e já existe milhares de pessoas que perderam as suas casas ao bancos, que mesmo em crise no mercado imobiliário a nível de vendas não deixam de ficar com as casas optando agora por um novo caminho que é o arrendamento de forma a não ficarem com os imóveis sem ter rentabilidade.

No crédito habitação em caso de incumprimento o banco tem sempre prioridade na penhora sobre outros credores que existam em caso de outras dívidas devido há hipoteca que é a garantia que garante ao credor ser pago em caso de incumprimento pelo cliente.

 

Estou em incumprimento o que fazer?

Comunique ao seu banco que está com dificuldades em pagar as suas prestações e explique os motivos. Com as novas regras de protecção ao endividado as instituições bancárias têm que accionar o PERSI e apresentarem-lhe novas propostas no prazo máximo de trinta dias. O banco vai estudar a sua situação económica e em conjunto com outros factores vai apresentar propostas que podem passar por uma renegociação do seu crédito ou até consolidar os seus créditos. Saliento que é importante comunicar ao banco e pedir para que lhe seja accionado o PERSI

 

Entregar a casa é hipótese ?

Sim é, com as novas medidas em créditos habitação recentes pode entregar a casa à instituição financeira que pode acordar com o cliente a dação em pagamento, ou a venda executiva, após a entrada em incumprimento, liquidem a dívida na totalidade.

 

Renegociar

Renegociar o seu crédito é prioridade e esgotada todas as hipóteses o melhor a fazer é ponderar a venda da sua casa de forma a evitar a penhora e que seja vendida em leilão porque o mais certo é que seja vendida a um valor inferior ao do preço actual do mercado.

Com o dinheiro da venda pode liquidar o crédito habitação na sua totalidade e ainda lhe resta dinheiro para refazer a sua vida. Naturalmente isto é mais aconselhado em empréstimos habitação cujo grande parte do valor já tenha sido liquidado, porque em crédito recentes e mesmo com a venda poderá não dar para pagar o crédito e respectivos custos e juros.

Comments

  1. By Maria teixeira

    Responder

  2. By anabela maria pereira marta

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *