Negócio próprio – Como abrir uma papelaria

Papelaria

Neste artigo sobre negócios próprios vamos abordar algumas questão relacionadas com a abertura de uma papelaria/tabacaria. Se está a pensar criar o seu próprio negócio saiba que já escrevemos anteriormente como abrir um café / pastelaria  que também lhe poderá interessar.

Os principais produtos a serem vendidos em uma papelaria podem ser tabaco, bijuteria, artigos artesanato, jogos santa casa misericórdia , jornais e revistas e material escolar e escritório. Poderá como é natural diversificar os seus produtos de venda, mas estes são os que normalmente são mais vendidos nas papelarias.

Tabaco

O tabaco exige um grande encargo financeiro, mas é um produto elementar numa papelaria e por isso o melhor é mesmo investir inicialmente nas principais marcas e aos poucos ver o que sai mais e o que os seus clientes lhe vão pedindo. Isto claro se inicialmente tiver um pouco limitado no seu orçamento. Nos dias de hoje existe várias marcas de tabaco, assim como aumentou as vendas do tabaco de enrolar e produtos associados a este produto, como mortalhas, filtros , tubos de tabaco e máquinas de enrolar.

Ter todas ou quase todas as marcas de tabaco “normais” e de enrolar significaria um investimento de milhares de euros, o que mais tarde se traduz num lucro que pode chegar até aos 6% ( varia de fornecedor para fornecedor ) .

Bijutaria

Existe uma grande variedade de armazenistas com preços muito em conta e bijutaria de qualidade. São vendidos normalmente em packs e em algumas papelarias é um produto muito vendido devido ao estilo de consumo dos seus clientes.

Artigos Artesanato

Por vezes os clientes querem algo único e porque não uma peça de artesanato ? Também poderá criar você próprio as suas peças para vender, como por exemplo bonecas de pano ou caixas de madeira personalizadas com brindes.

Jogos Santa Casa Misericórdia – Euromilhões e totoloto

Já vi muitas papelarias abrirem portas sem antes de informarem como ser mediador de jogos da Santa Casa da Misericórdia. O resultado é que esperavam o lucro dos jogos para fazer face às despesas da loja e rapidamente tiveram que procurar alternativas ou mudar de planos.

Para ter a máquina de jogos no seu estabelecimento tem que concorrer e isto só é possível quando a Santa Casa abre o concurso o que acontece muito raramente. Para verificar quando for aberto concurso tem que ir verificando o site oficial da Santa Casa da Misericórdia na página “Novidades e Comunicados”. Para saber as condições para ser mediador visite esta página  e leia também este documento.

Jornais e Revistas

Para ter os principais jornais e revistas nacionais tem que contactar a VASP e a Logista que são as duas empresas que tem que contactar . Convém contactar com antecedência porque o processo ainda demora uns 2 meses até lhe entregarem os jornais na loja. Isto porque obedece a abrir ficha de cliente, ir um agente verificar a loja e restante burocracia.

Para ter acesso às distribuições tem que assinar um seguro com ambas ou depositar um cheque de determinado valor como caução . A segunda hipótese agiliza o processo e torna mais rápido a entrega das distribuições , mas caso opte pelo seguro siga o meu conselho acima indicado.

Material Papelaria e Escritório

Aqui deverá estudar preços de armazenistas e fornecedores que lhe apareçam na loja, isto porque às vezes têm boas promoções que lhe podem interessar . É normal existirem ofertas como : se comprar X , oferecemos Y e ainda W . Caso venda livros escolares tenha atenção aos que são mesmo indicados pela escola, porque é frequente haver muitos enganos e devoluções em comunicados errados emitidos tanto pelas editoras como por as escolas.

Algumas dicas para lhe ajudar a ter sucesso na sua papelaria/tabacaria

Consignação é a palavra de ordem. Pode não acreditar mas existe muitos fornecedores a venderem em regime de consignação às papelarias. Neste regime só paga ao seu fornecedor o preço do produto caso venda. Desde marcas de perfumes low cost,  peluches e bijutaria de marcas da disney , artigos relacionados com futebol , postais e até as raspadinhas e lotarias pode vender mesmo sem ser mediador da Santa Casa da Misericórdia. Basta para tal contactar um agente de vendas e ele certamente lhe vai ao local disponibilizar raspadinhas e lotarias à consignação , dando a si uma pequena comissão pelas vendas.

Seja diferente !

Porque não disponibilizar serviço de estampagens? Sim , é sempre um produto procurado e ao invés de comprar as máquinas de estampagem e material inerente, pode muito bem fazer uma parceria com uma empresa do ramo na sua zona. Ninguém rejeita parcerias que podem gerar mais vendas!

Conclusão

Abrir uma papelaria é relativamente fácil . O mais difícil obter lucro , porque os produtos maioritariamente vendidos como tabaco, jornais e revistas , dão muito pouco lucro. É necessário um grande volume de vendas para alcançar um valor significativo , principalmente com os jornais e revistas.

Os restantes produtos dão mais margem de lucro, mas podem não vendidos diariamente e é preciso estudar bem este aspecto organizando uma plano de negócios para ter a realidade das despesas que irá ter mensalmente e a previsão de lucros. Grande maioria das papelarias tiram grande parte do dinheiro para as despesas e lucro como mediador de jogos da Santa Casa, mas tal como referimos mais acima, não é fácil chegar a esse ponto porque já há muitos anos que não é aberto concurso para vagas.

 

 

 

 

Comments

  1. By EUnice

    Responder

    • Responder

  2. By Joana Almeida

    Responder

    • Responder

  3. By andre

    Responder

    • Responder

      • By Nuno

        Responder

        • Responder

          • By Xavier Mota

    • By Maria

      Responder

  4. By Emanuel

    Responder

    • Responder

  5. By Eduarda

    Responder

    • Responder

  6. Responder

  7. By Inês

    Responder

  8. By Ana Conde

    Responder

    • Responder

  9. By Ana

    Responder

    • Responder

  10. By Maria Brás

    Responder

    • Responder

    • By Xavier Mota

      Responder

  11. By artur

    Responder

    • Responder

  12. By Filipe Amorim

    Responder

  13. By Filipa Ferreira

    Responder

  14. By Ana

    Responder

    • Responder

    • By José Martins

      Responder

    • By cristina amorim

      Responder

    • By Monica

      Responder

    • By Eduardo

      Responder

    • By pedro

      Responder

    • By helena

      Responder

  15. By Carla Coelho

    Responder

    • By Isabel Caratao

      Responder

  16. By Samuel martins

    Responder

  17. By susana

    Responder

    • Responder

  18. By celia reis

    Responder

    • By paulo palhares

      Responder

  19. By DEOLINDA ANDRADE

    Responder

    • By João Paulo

      Responder

    • By jorge nascimento

      Responder

  20. By Artur

    Responder

  21. By Sara Graça

    Responder

  22. By luis lopes

    Responder

  23. By paulo palhares

    Responder

  24. By susana

    Responder

  25. By Patrícia

    Responder

  26. By Nuno Marques

    Responder

    • By Patrícia

      Responder

  27. By marcia quental

    Responder

  28. By Marisa Pereira

    Responder

  29. By Fábio Pinto

    Responder

  30. Responder

  31. By Ana

    Responder

  32. By Sandra Pires

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *