Micro Crédito

Como funciona o microcrédito

O microcrédito é uma linha de financiamento destinada a quem não tem condições de recorrer aos tradicionais produtos bancários para criar o seu próprio negócio. O microcrédito é uma solução de financiamento para desempregados e pessoas com emprego incerto, do qual podem beneficiar desta linha restrita para dar um impulso na sua vida aplicando a sua experiência profissional.

Como apareceu o microcrédito ?

O primeiro relato do microcrédito foi em 1846, curiosamente foi um pastor da Alemanha que criou a Associação do Pão, onde dava trigo a pessoas endividadas com agiotas para que pudessem fabricar e comercializar o pão de forma a liquidarem as suas dívidas.

Quem tem direito ao microcrédito?

# Qualquer pessoa desempregada, iminente de estar ou com emprego instável se enquadra nos requisitos para usufruir do microcrédito.

# Ter experiência no ramo em que quer criar o negócio

# Não ter incidentes bancários ( consulte o seu mapa de responsabilidades se não tem a certeza )

# Não ter acesso ao crédito tradicional. Pode estar por exemplo desempregado , mas ter garantias para pedir um crédito na banca.

Que garantias são necessárias para o microcrédito?

A nível de bens não é necessário nenhuma garantia, mas terá que apresentar um fiador cuja responsabilidade no empréstimo é de somente 20% do valor pedido. Por exemplo se o valor for de 10 mil euros o fiador fica só responsável por 2000 euros e não o valor total.

Onde é investido o dinheiro ?

O total do dinheiro emprestado é para financiar o arranque do seu negócio. Equipamentos, legalização etc.. uma série de hipóteses onde deverá aplicar o dinheiro.

O que devo fazer para pedir o microcrédito ?

Pessoalmente aconselho a sentar-se calmamente e pegar em meia dúzia de folhas e uma caneta para começar a delinear um plano de negócios. Faça pesquisas, consulte sites e até profissionais do ramo se for necessário. Verifique tudo o que é preciso para criar o seu negócio ; instalações, licenças, equipamentos, materiais, fornecedores, etc.. etc..

Depois de ter calculado todas as despesas comece a delinear como vai trabalhar de forma ao seu negócio ser sustentável, nomeadamente posição no mercado, quem vai ser os seus clientes alvo, o que espera vender, a quanto espera vender e estimativa de lucros mensalmente.

É complicado muitas vezes fazer este tipo de contas sem antes abrir o negócio , mas terá que apresentar um plano de negócios se for pedir o microcrédito e quanto mais profissional e esclarecedor ele tiver melhor para quem for avaliar e também para si, porque demonstra que tem as duas ideias bem definidas e mostra organização e competência na gestão do seu negócio.

Tenho tudo pronto, e agora o que fazer?

Se já tem o seu plano de negócios e o local onde vai desenvolver o negócio em vista, segue-se o pedido do microcrédito que pode fazer através da Associação Nacional de Direito ao Crédito do qual tem parcerias com os bancos Millennium , Caixa Geral Depósitos e e BES. Além dos bancos a ANDC tem protocolos com várias Câmaras Municipais e IEFP. Para inscrição basta dirigir-se ao site e utilizar os contactos que disponibilizam.

Aspectos a ter em conta na reunião que vai ter

# Reveja vezes sem conta o seu plano de negócios antes de o mostrar. Em todo o processo vai ter pessoas que o vão ajudar a tratar de tudo, inclusive do plano de negócios, mas se  levar no inicio o mais completo possível só irá demonstrar que está preparado.

# Apresentação conta sempre. Leve uma roupa apropriada e não vá para a reunião como se fosse às compras na mercearia ao lado de casa.

# Não complique ! Coloque as ideias como elas são de forma prática .

# Pesquise bastante para estar o máximo informado sobre o ramo . A média de preços praticado, os fornecedores que irá precisar , os produtos que precisa de comprar e saber se os mesmos estão aptos pela ASAE ( por exemplo na restauração existe quem compre produtos de limpeza nos hipermercados, mas é proibido, só é legal produtos indicados para o ramo de hotelaria que tenham os componentes certos e respectiva ficha do produto )

Quanto posso pedir com o microcrédito ?

O montante máximo pela ANDC é de 15.000 euros e mínimo de 1000 euros, podendo juntar outros tipos de apoios ao financiamento sem qualquer problema, como por exemplo investimento familiar, apoios comunitários etc…  A nível de prazos o empréstimo terá que ser reembolsado no prazo máximo de 48 meses.

Que negócios posso criar com o microcrédito ?

Qualquer tipo de negócio sustentável e garanta o seu próprio posto de trabalho a tempo inteiro.

Está desempregado ? Tem uma ideia de negócio ? Então do que está à espera ? Mude a sua vida !

Comments

  1. By Carina

    Responder

  2. Responder

    • By Maria

      Responder

  3. By Ruben Moniz

    Responder

    • Responder

  4. By ANONIMO

    Responder

  5. By Hugo Alexandre Pereira de Oliveira

    Responder

  6. By Fabio Mendes

    Responder

  7. By Francisco

    Responder

  8. By Ludovina Teixeira

    Responder

  9. By antonia ventura

    Responder

  10. Responder

  11. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *