Micro Crédito

Como funciona o microcrédito

O microcrédito é uma linha de financiamento destinada a quem não tem condições de recorrer aos tradicionais produtos bancários para criar o seu próprio negócio. O microcrédito é uma solução de financiamento para desempregados e pessoas com emprego incerto, do qual podem beneficiar desta linha restrita para dar um impulso na sua vida aplicando a sua experiência profissional.

Como apareceu o microcrédito ?

O primeiro relato do microcrédito foi em 1846, curiosamente foi um pastor da Alemanha que criou a Associação do Pão, onde dava trigo a pessoas endividadas com agiotas para que pudessem fabricar e comercializar o pão de forma a liquidarem as suas dívidas.

Quem tem direito ao microcrédito?

# Qualquer pessoa desempregada, iminente de estar ou com emprego instável se enquadra nos requisitos para usufruir do microcrédito.

# Ter experiência no ramo em que quer criar o negócio

# Não ter incidentes bancários ( consulte o seu mapa de responsabilidades se não tem a certeza )

# Não ter acesso ao crédito tradicional. Pode estar por exemplo desempregado , mas ter garantias para pedir um crédito na banca.

Que garantias são necessárias para o microcrédito?

A nível de bens não é necessário nenhuma garantia, mas terá que apresentar um fiador cuja responsabilidade no empréstimo é de somente 20% do valor pedido. Por exemplo se o valor for de 10 mil euros o fiador fica só responsável por 2000 euros e não o valor total.

Onde é investido o dinheiro ?

O total do dinheiro emprestado é para financiar o arranque do seu negócio. Equipamentos, legalização etc.. uma série de hipóteses onde deverá aplicar o dinheiro.

O que devo fazer para pedir o microcrédito ?

Pessoalmente aconselho a sentar-se calmamente e pegar em meia dúzia de folhas e uma caneta para começar a delinear um plano de negócios. Faça pesquisas, consulte sites e até profissionais do ramo se for necessário. Verifique tudo o que é preciso para criar o seu negócio ; instalações, licenças, equipamentos, materiais, fornecedores, etc.. etc..

Depois de ter calculado todas as despesas comece a delinear como vai trabalhar de forma ao seu negócio ser sustentável, nomeadamente posição no mercado, quem vai ser os seus clientes alvo, o que espera vender, a quanto espera vender e estimativa de lucros mensalmente.

É complicado muitas vezes fazer este tipo de contas sem antes abrir o negócio , mas terá que apresentar um plano de negócios se for pedir o microcrédito e quanto mais profissional e esclarecedor ele tiver melhor para quem for avaliar e também para si, porque demonstra que tem as duas ideias bem definidas e mostra organização e competência na gestão do seu negócio.

Tenho tudo pronto, e agora o que fazer?

Se já tem o seu plano de negócios e o local onde vai desenvolver o negócio em vista, segue-se o pedido do microcrédito que pode fazer através da Associação Nacional de Direito ao Crédito do qual tem parcerias com os bancos Millennium , Caixa Geral Depósitos e e BES. Além dos bancos a ANDC tem protocolos com várias Câmaras Municipais e IEFP. Para inscrição basta dirigir-se ao site e utilizar os contactos que disponibilizam.

Aspectos a ter em conta na reunião que vai ter

# Reveja vezes sem conta o seu plano de negócios antes de o mostrar. Em todo o processo vai ter pessoas que o vão ajudar a tratar de tudo, inclusive do plano de negócios, mas se  levar no inicio o mais completo possível só irá demonstrar que está preparado.

# Apresentação conta sempre. Leve uma roupa apropriada e não vá para a reunião como se fosse às compras na mercearia ao lado de casa.

# Não complique ! Coloque as ideias como elas são de forma prática .

# Pesquise bastante para estar o máximo informado sobre o ramo . A média de preços praticado, os fornecedores que irá precisar , os produtos que precisa de comprar e saber se os mesmos estão aptos pela ASAE ( por exemplo na restauração existe quem compre produtos de limpeza nos hipermercados, mas é proibido, só é legal produtos indicados para o ramo de hotelaria que tenham os componentes certos e respectiva ficha do produto )

Quanto posso pedir com o microcrédito ?

O montante máximo pela ANDC é de 15.000 euros e mínimo de 1000 euros, podendo juntar outros tipos de apoios ao financiamento sem qualquer problema, como por exemplo investimento familiar, apoios comunitários etc…  A nível de prazos o empréstimo terá que ser reembolsado no prazo máximo de 48 meses.

Que negócios posso criar com o microcrédito ?

Qualquer tipo de negócio sustentável e garanta o seu próprio posto de trabalho a tempo inteiro.

Está desempregado ? Tem uma ideia de negócio ? Então do que está à espera ? Mude a sua vida !

Comments

  1. By Carina

    Responder

  2. Responder

    • By Maria

      Responder

  3. By Ruben Moniz

    Responder

    • Responder

  4. By ANONIMO

    Responder

  5. By Hugo Alexandre Pereira de Oliveira

    Responder

  6. By Fabio Mendes

    Responder

  7. By Francisco

    Responder

    • By Virgínia

      Responder

  8. By Ludovina Teixeira

    Responder

  9. By antonia ventura

    Responder

  10. Responder

  11. Responder

  12. By Djavan Carvalho Lopes

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *