IRS – Saiba que Despesas Abater

Encontra-se com problemas em conseguir que o IRS não lhe roube a carteira toda? As indicações abaixo mostram-lhe várias formas de reduzir essas mesmas despesas, reduções mais significativas do que que alguma vez poderia imaginar. As suas finanças nunca mais serão as mesmas, de modo positivo.

As famílias podem deduzir no IRS os gastos relacionados com inscrições em jardins de infância, ensino básico, secundário ou superior, livros e material escolar, isto até a um limite de 760 euros. Caso as famílias contenham três ou mais dependentes, é acrescentado a este limite 142,5 euros por cada dependente.

As despesas da habitação podem ser deduzidas 30% entre os 591 e os 945,60 euros. Contudo,  não podem ser deduzidas em conjunto com as energias renováveis. As majorações são diferentes até ao 4º escalão. Até o momento, o fisco aceitava 30% dos encargos com juros e amortizações do empréstimo da casa até ao valor de 591 euros. No entanto, o limite baixou para os 15% e as deduções com amortizações deixaram de ser aceites.irs_carimbo

Os valores apresentados ao fisco com pensões de alimentos é igualmente mais reduzido. Os contribuintes podem deduzir 20% dos encargos com pensões de alimentos até 419,22 euros por mês.

Quem tenha um idoso a seu cargo também pode deduzir na sua declaração de IRS cerca de 25% dos encargos com lares até 403,75 euros. São aceites despesas com lares relativos a ascendentes, descendentes e outros familiares até ao 3º grau. Apenas poderá deduzir se os seus ascendentes apresentarem rendimentos inferiores ao salário mínimo.

Quem tiver um PPR, um seguro de saúde ou fizer donativos, poderá abater no máximo 100 euros na factura fiscal. O valor diminui à medida que o escalão de rendimentos dos contribuintes aumenta. Apenas as famílias que pertençam aos primeiros dois escalões de IRS não estão sujeitas a estes limites.

Os seguros de vida e acidentes pessoais deduzem 25% até 65 euros. Contudo, apenas os deficientes beneficiam destas deduções à colecta e também os contribuintes com profissões de desgaste rápido.

As energias renováveis deduzem 30% até 803 euros. Porém, apenas inclui despesas relacionadas com equipamentos ou acessórios de energias renováveis e veículos eléctricos, benefício este que só pode ser utilizado de quatro em quatro anos e apenas os 1º e 2º escalões poderão deduzir ao máximo.

Pode reduzir as despesas relacionadas com pensão de alimentos 20% até 1048,05 euros. O tutor que paga a pensão não pode declarar despesas de saúde ou educação dos dependentes.

Pode reduzir as despesas relacionadas com  saúde 30%, mas não até ao 6º escalão. Apenas as famílias com rendimento colectável até 66.045 euros podem deduzir encargos com saúde sem limite. Os bens e serviços isentos ou à taxa reduzida de IVA podem ser deduzidos em 30% sem limite.

Como pode ver, as despesas do IRS podem ser deduzidas em basicamente todos os sectores da sociedade, restando-lhe mais dinheiro para outras coisas igualmente importantes. Afinal de contas, os tempos andam demasiado complicados para se investir demasiado num único aspecto, há que repartir o dinheiro correctamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *