Investir em depósitos a prazo

Onde investir dinheiro?

Quando falamos de investimento é sempre um pouco relativo estar a dar sugestões porque depende muito do capital para investimento e até que ponto se quer arriscar , sim porque como é natural existem sempre investimentos mais seguros que outros. Neste artigo vamos abordar os depósitos a prazo .

 

O que é um depósito a prazo?

O depósito a prazo é tal como o nome indica um investimento a um particular ou empresa faz a uma entidade bancária. Como tal é aplicado o dinheiro em forma de “empréstimo” para uso do banco e em contrapartida é dado juros previamente acordados pelo capital investido. A nível de risco é mínimo, para perder o seu dinheiro teria que o banco ir à falência o que é pouco provável .

 

Como analisar o depósito a prazo?

#Existe várias ofertas e o primeiro factor a perceber é que se utilizar o capital investido num depósito a prazo poderá ter penalizações que façam perder o seu lucro.

#A segunda analise é a duração obrigatória até poder movimentar o capital investido, tenha a atenção que quanto maior a oferta de juros mais provável a duração do depósito a prazo.

# Verificar bem a taca oferecida e saber que a mesma é calculada anualmente , expecto em casos de depósitos a prazo de curta duração.

# Saber que a TANB ( taxa anual nominal bruta ) é calculada sem estar deduzida a retenção do IRS.

#  Saber que a TAEL ( taxa anual efectiva líquida ) essa sim apresenta já o cálculo de juros a receber com os respectivos descontos de IRS

 

Está pronto para investir em depósitos a prazo?

Se pensa avançar para este tipo de investimentos já sabe que o mais importante é saber a duração do depósito a prazo e respectiva TAEL, sempre com a certeza que não irá precisar do dinheiro durante esse período para não sofrer as penalizações.

Se já estudou algumas ofertas no mercado mas ainda ficou com dúvidas, pode utilizar o simulador de depósitos a prazo do Banco de Portugal, basta inserir os dados e obtém o cálculo -(  ir para o simulador )

Se não está seguro se poderá vir a precisar do dinheiro então das duas uma, ou não invista por agora ou prefira os que oferecem mobilização sem penalização, o que significa que pode tirar de lá o seu dinheiro antes do prazo sem sofrer penalizações nos juros. Apesar de raros penso que ainda existe no mercado, é uma questão de analise . Além da mobilização sem penalização, existe também depósitos a prazo com que não permitem mobilização mesmo que precise do dinheiro e a mobilização com penalização do juros , sendo que a penalização pode ser parcial ou total mediante termos e condições apresentadas.

 

Que tipos de depósitos existem ?

# Prazo fixo: É determinado o prazo inicialmente e só recebe o dinheiro e respectivo juros após esse prazo.

# Prazo fixo com entregas de reforços: Só recebe o dinheiro há mesma no final do prazo, mas pode aumentar o capital investido com reforços.

# Conta poupança : Pode mexer no dinheiro quando quiser, mas os juros oferecidos são muito baixos , no entanto não existe penalizações para retirar o dinheiro e também é permitido reforçar o investimento.

Quais os melhores depósitos a prazo ?

Para melhor informação aos leitores disponibilizamos uma tabela que a Moneygps.pt regularmente apresenta no seu site. Agora é só escolher o que melhor se adapta ás suas necessidades .



<<Veja a lista actualizada de depósitos a prazo >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *