Dicas para poupar nas contas da água e da luz

Todos sabemos que reduzir os consumos de água e eletricidade é importante, mas será que estamos já a fazer tudo ao nosso alcance?

aprenderapoupar-dicaspouparaguaeluz

As dicas que se seguem provam que é possível conjugar o verbo poupar em várias áreas da sua casa e, principalmente, nas pequenas tarefas diárias. Confira abaixo 8 medidas para poupar na fatura da água e da eletricidade.

Como poupar água e reduzir a conta mensal

⦁ Fechar as torneiras
Parece uma regra básica, mas convém lembrar que uma torneira a pingar pode sair caro, representando um gasto de mais cerca de 6 mil litros anuais na conta da água.

⦁ Acabar com as meias cargas
Como poupar água é mais do que uma questão de poupar na fatura, saiba que só o facto de usar a máquina de lavar loiça em vez de lavar loiça à mão significa menos desperdício e alguns pontos extra na redução da pegada ecológica. Isso, claro, se usar sempre a máquina com a carga completa e escolher ciclos curtos. O mesmo é válido para a máquina de lavar roupa.

⦁ Reduza o desperdício nas descargas de autoclismo
Cerca de um terço da água que utilizamos é nas descargas diárias do autoclismo. Experimente o truque de colocar uma garrafa de 1,5 litros cheia no autoclismo para reduzir o volume de água que gasta na descarga ou instale um autoclismo de baixa capacidade (6 litros em vez de 10), poupando dessa forma cerca de 18 mil litros por ano.

⦁ Reaproveitar a água do duche
Comece a aproveitar a água que sai da torneira do duche antes de conseguir a temperatura certa. Acabe com o desperdício e poupe na fatura reutilizando essa água para regar o jardim, as plantas ou até lavar o carro.

Como poupar na fatura da eletricidade

⦁ Pinte as paredes de branco
Para além da substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas inteligentes, há outro truque para poupar na iluminação. Pintar as paredes e os pavimentos das divisões de cores claras faz com que a luz seja refletida naturalmente e significa ainda uma poupança a nível térmico.

⦁ Use bem o forno
O micro-ondas é o eletrodoméstico ideal para aquecer comida rapidamente. Ao preferi-lo ao forno está a poupar, em média, cerca de 60% no consumo de energia. Em alturas em que o forno é mesmo essencial, certifique-se de que a porta do eletrodoméstico está sempre bem fechada durante o seu funcionamento, de forma a aproveitar o calor da melhor forma.

⦁ Não ligue o ferro desnecessariamente
Passar a ferro não é a tarefa mais divertida de sempre e, por isso, mais vale fazê-lo poucas vezes. Organize a roupa e passe as peças de acordo com a temperatura. No final, desligue o ferro e passe as peças que não precisam do ferro muito quente. Dessa forma, está também a aproveitar o aquecimento do ferro e a poupar na fatura da eletricidade.

⦁ Organize o seu frigorífico
O ideal é que o seu frigorífico esteja sempre limpo e cheio para evitar grandes variações de temperatura. Se o eletrodoméstico estiver com poucos alimentos, pode colocar garrafas ou outros recipientes meio cheios. Evitar abrir o frigorífico ou o congelador com frequência é outra dica que não deve ignorar se quer reduzir o consumo energético.

Experimente estas dicas em sua casa e poupe nas contas do final do mês. Leia aqui mais dicas de poupança para equilibrar o seu orçamento doméstico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *