Dicas para aumentar o número de clientes no seu café

Se o seu café/snack-bar está com pouco movimento, os lucros são cada vez mais reduzidos e as dívidas não param de aumentar, não desespere. O país está em crise, existe uma retração do consumo, mas a maioria continua a não dispensar o consumo de um café ou mesmo de uma refeição.

homem-pensando

Em vez de se concentrar na má situação em que se encontra, procure concentrar as suas energias em  melhor o serviço que está a prestar de modo a atrair mais clientes e manter os atuais. Existem algumas ideias simples que pode introduzir e não exigem um grande investimento.

Em cada esquina de uma pequena vila existe um café. Ter os mesmos produtos e prestar o mesmo tipo de serviço, não vai levar um cliente a optar pelo seu café. Precisa de se distinguir dos restantes.

Marque presença na internet

Se não está presente na internet é como se não existisse. Deve ter um site que explique o conceito do café, dirigido ao seu público-alvo, e também uma conta no Facebook, que deverá alimentar diariamente. Desde a música que costuma passar no café, até uma fotografia de um prato com muito sucesso ou mesmo de um cliente que tanto gosta e marca presença diariamente no seu estabelecimento. Ter internet wi-fi, aberta para os seus clientes, é imprescindível atualmente e os clientes vão apreciar muito.

Menu simples

O cardápio do seu café é um dos rostos principais do seu estabelecimento. Não o complique. Deve ser legível e com os preços correctos de modo a permitir ao cliente uma leitura rápida. Deve entregar o pedido o mais rápido possível. Lembre-se de colocar os produtos com mais sucesso e mais caros no topo da lista. É aí que se irá concentrar a atenção de um cliente que por vezes nem chega a ver todo o menu e, regra geral, lê sempre de cima para baixo.

Atendimento com qualidade

O seu café deve ter um bom ambiente. Os funcionários devem ser atenciosos e refletir a identidade do seu espaço. Poderá ter a melhor café do seu bairro, mas se tiver um mau atendimento, o cliente não regressará.

Mantenha a calma

Precisa de ser uma pessoa muito paciente e calma para gerir um café e trabalhar no atendimento ao público. Tente jamais perder a calma e numa situação limite conte até dez e vá apanhar um pouco de ar fresco. Nem sempre o cliente tem razão, mas não prejudique a imagem do seu café por causa de um caso pontual. Os seus funcionários devem ter a mesma atitude.

Crie promoções semanais

cafe-arte

Os clientes gostam de promoções. Agora que está a chegar o Outono e o Inverno, apresente todas as semanas um chá com uma promoção. Este é apenas um exemplo, poderá usar outros produtos que queira até acabar com o stock. Pode também sempre que conseguir dar um mimo aos seus clientes. Uma pequena bolacha ou um rebuçado com um café ajuda a fazer a diferença.

Dê nomes criativos às suas bebidas e pratos

Tente ser criativo e criar nomes originais que atraiam a atenção dos seus clientes. Se batizar uma mistura de ervas como o chá da paixão, por exemplo, vai ter muitos casais que por brincadeira o vão pedir. É muito mais interessante do que pedir um chá de cidreira. Inove, seja original.

Inove nos pratos

Se o seu café serve algumas refeições, deve manter os seus pratos base fixos, mas também inovar todos os meses de modo a atrair novos clientes e a curiosidade dos antigos. Não se acomode com o que já está feito. Procure sempre surpreender.

Mantenha preços competitivos

Se os seus fornecedores aumentarem os preços, não se esqueça de aumentar também subtilmente.  Perder dinheiro não é o seu objectivo, mas sim ganhar. Não se esqueça disso.

Crie pequenos eventos

Se tiver espaço e condições dinamize culturalmente o seu café/snack-bar. Poderá criar noites temáticas, contratar músicos, criar um clube de leitura. Não se esqueça que só deve aventurar-se para este sector se estiver numa situação confortável ou analisar muito bem se o risco poderá compensar.

clientes-aprovação

Cuide dos seus clientes fiéis

Embora em Portugal, a moda dos cartões de fidelização em cafés e snack-bars ainda não esteja muito popularizada já começam a surgir. Se não tiver meios para criar um cartão, não se esqueça de mimar de vez em quando os seus clientes mais fiéis. Nem que seja no dia do aniversário, ofereça-lhe um café. É importante fazê-los sentir bem. 

Comments

  1. By João Luís

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *