Cuidados a ter com créditos e seguros

O QUE TER EM ATENÇÃO NOS SEGUROS E CRÉDITOS

Pedir um crédito é muitas vezes desvalorizado no sentido de só se pensar se o mesmo é aprovado ou não . Pedir um financiamento bancário é um passo muito importante independentemente do valor. A taxa de esforço mensal devido a uma mensalidade pode fazer toda a diferença na estrutura financeira familiar. Como tal a analise de um pedido de crédito deve ser seriamente ponderada nos seguintes factores;

Preciso mesmo deste crédito ?

Ou será que a melhor opcção é juntar durante o tempo necessário e depois comprar o que estou a pensar ?

Vantagens:

  • Compra a pronto e sem juros
  • Pode utilizar o que tem poupando numa eventual emergência
  • Caso fique desemprego ou com um encargo inesperado não tem uma prestação para pagar no final do mês
  • Pode utilizar o valor que está a poupar e investir ( num depósito a prazo por ex. )até achar necessário que o vai utilizar

Simule diferentes condições a fim de apurar o impacto que o pedido de empréstimo poderá terá no seu orçamento. Faça simulações online, estude opiniões em fóruns de finanças pessoais e entenda todos os termos financeiros do qual definem o que é o melhor crédito para si.

Prestações pequenas, por exemplo, nem sempre significa que está a fazer a melhor escolha. Se a taxa de esforço assim o permitir , pode ser mais vantajoso pagar por mês uma mensalidade mais alta , mas em menos tempo e menos juros . O resultado é que fica com um crédito mais barato que o fará poupar dinheiro.

Tenha atenção à TAEG, nela entram despesas como os prémios dos seguros, as despesas de aprovação do crédito e o imposto de selo. Esses encargos podem diferir consoante a instituição bancária.

  • Avalie bem se os custos associados à subscrição de novos produtos compensam a descida na taxa de juro do empréstimo, pois muitas vezes não compensam de todo.
  • Saiba se a amortização antecipada do empréstimo implica alguma penalização e se é possível fazê-lo em qualquer altura.
  • Os juros cobrados pela amortização antecipada de um crédito não podem exceder 0,5% do montante reembolsado, caso falte mais de um ano para o pagamento total da dívida, nem superior a 0,25%, se o prazo remanescente for inferior a um ano.

Por último, leia sempre muito bem o contrato, as cláusulas contratuais podem  apanhá-lo de surpresa.

Seguros

A nível de seguros as cláusulas que têm pode variar de seguradora para seguradora. Leia tudo atentamente de forma a não ter nenhuma surpresa no futuro. Pesquise também se existe algumas parceiras de forma a que lhe seja vantajoso. Por exemplo num seguro de arrendamento para protecção de rendas pode ser mais rentável se for sócio de algumas associações.

A nível de seguro automóvel e seguros de vida etc.. pode ter mais vantagens em aderir em determinadas situações, nomeadamente quando vai pedir um crédito, abrir uma conta bancária etc.. Aconselhamos a leitura destes nossos artigos em relação a seguros.

Seguro Automóvel

Escolher seguro automóvel

Seguro Tranquilidade protecção de rendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *