Conheça os Tipos de Fundos de Investimento

Fundos de investimento são fundos que facultam capital, o qual pertence a vários investidores e que é usado de forma coletiva para adquirir títulos financeiros, enquanto cada investidor mantém a propriedade e controle das suas próprias ações.

Um fundo de investimento faculta ainda uma vasta seleção de oportunidades de investimento, gestão profissional e baixas taxas de investimento em comparação com as que os investidores seriam capazes de obter se agissem de forma isolada.

Investidores individuais não fazem decisões sobre como os bens do fundo devem ser investidos. Eles simplesmente escolhem em que fundos investir, baseados nos seus objetivos, riscos, taxas e outros fatores.

Um gestor de fundos supervisiona o fundo e decide que títulos deve manter, em que quantidades e quando devem ser  comprados e depois vendidos.

Um fundo de investimento pode ser amplo, como um fundo de índice que acompanha o S & P 500, ou pode ser bem específico, como um ETF, que investe somente em ações de tecnologia de pequeno porte.

Tipos de fundos de investimento

Os fundos de investimento correspondem a dinheiro investido e proveniente de investidores, os quais são geridos por instituições financeiras. Os fundos têm uma série de objetivos que permitem ou facultam aos investidores a oportunidade de investir segundo os mesmos.

Existem diferentes tipos de fundos de investimento, como:

Fundos Mútuos

Os fundos mútuos recolhem dinheiro de uma variedade de pequenos investidores para comprar um pacote diversificado de ações, obrigações e outros instrumentos financeiros.

Isto torna mais fácil para os investidores ter o nível de diversificação que necessitam para investir de forma segura. Quando se escolhe um fundo mútuo é importante olhar para todas as comissões e despesas, uma vez que comissões altas e despesas recorrentes podem reduzir o retorno financeiro a longo termo.

Esta informação está toda contida nos folhetos informativos dos fundos, algo que deve ser lido e analisado com atenção antes de investir.

Fundos Fechados

São fundos que são ativamente geridos em analogia com os fundos mútuos, mas sem a possibilidade de redenção. Assim que um fundo de investimento fechado é fundado, o fundo será ativamente gerido mas a companhia de investimento não venderá ou comprará quaisquer ações adicionais.

Quando um novo fundo fechado é formado, os investidores pagarão uma comissão à companhia de investimento para comprar as novas ações. Quando as ações forem negociadas, aplica-se as mesmas comissões que quaisquer outras compras de ações.

Fundos Negociados em Bolsa

Estes são fundos de investimento que são negociados em bolsa. Este tipo de fundos tornou-se muito popular para investimentos em setores específicos ou bens/mercadorias como as energias renováveis, ações de mercados emergentes, ouro ou petróleo.

Os fundos negociados em bolsa têm despesas menores, quando comparados à maioria dos fundos mútuos, mas não são geridos de forma ativa.

Fundos de Capital Privado

Estes fundos são geridos por gestores de top, os quais são peritos na gestão dos mesmos. Podem ser fundos que beneficiam de pequenas insuficiências do mercado ou mesmo que apostem em novos negócios. Os fundos de capital privado implicam somas avultadas e podem restringir levantamentos dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *