Comprar ou arrendar casa? – Vantagens e desvantagens

Comprar ou arrendar casa é uma questão que muitos jovens colocam quando querem iniciar uma vida fora de casa dos pais.

É influenciado por muitos fatores: mercado económico do local onde querem viver, proximidade com o local de trabalho, despesas que ocorrerão de qualquer escolha.

Com este artigo “Comprar ou Arrendar Casa?” fique a saber o que esperar de cada uma das opções e esclareça qual a mais indicada para si e para a sua carteira.

Comprar casa

Vantagens:

  • Segurança financeira – Comprar uma casa confere segurança ao seu património pessoal, uma vez que investe em algo que será sempre seu, excepto ocorra a necessidade de venda.
  • Realização de sonhos pessoais – Quem nunca idealizou a casa dos seus sonhos? Ao adquirir um imóvel terá liberdade para realizar todas as obras necessárias para que o seu lar se assemelhe àquilo que sempre pretendeu.  
  • Prestação (renda) mais baixa – Analisando o mercado económico actualmente é fácil perceber que a prestação de uma casa comprada é substancialmente mais acessível e aprazível do que as rendas de casas alugadas.
  • Com o tempo vai pagando menos – Ao pagar a casa ao banco, a longo prazo e com as descidas dos juros passará a pagar menos, ao contrário do que aconteceria com uma casa alugada dado que teria que ficar sujeito às actualizações das rendas.
  • Maior liberdade – Quando a casa é do próprio não há problemas de visitas indesejadas de terceiro, não há problemas em renovar soalhos e outras pequenas obras, que numa casa alugada carecem sempre de aprovação e autorização do senhorio.

Desvantagens:

  • Custos adicionais à prestação da casa – Para além da prestação da casa terá também encargos extra como: impostos (IMI e IMT), condomínio e seguro associado à habitação.
  • Entrada e custos de transação iniciais elevados – Apesar de com o tempo a prestação paga ao banco ter tendência a diminuir, o mesmo não acontece no início. A entrada para assegurar um imóvel tem sempre um valor elevado e poderá necessitar muito esforço para conseguir reunir o dinheiro.
  • Tempo que demora até ter o imóvel pago – Comprar uma casa é uma coisa, conseguir pagá-la na totalidade é outra. Em média as pessoas podem levar até 40 anos para verem a sua casa paga na totalidade, o que pode tornar-se em mais tempo, se pelo meio existirem imprevistos como doenças ou desemprego que atrasem o pagamento das prestações.
  • Desvalorização do património – Muitos fatores podem levar à desvalorização da sua casa: sinais de criminalidade; afastamento das zonas turísticas, escassez de transportes públicos, entre outros. Caso recorra à venda do imóvel poderá obter pelo mesmo um valor consideravelmente inferior ao que investiu inicialmente, devido a estes fatores.

Arrendar casa

Vantagens:

  • Não gasta dinheiro com manutenção – Pequenas reparações e obras de manutenção são sempre da responsabilidade do proprietário do imóvel. Ao arrendar uma casa ficará livres dessas despesas extra.
  • Livre de impostos e taxas – IMT, IMI, Taxas Municipais e até despesas de condomínio, serão coisas com as quais nunca terá de ser preocupar na qualidade de inquilino de um imóvel.
  • Maior mobilidade – Não ter casa própria facilita no acto de mudar de casa, uma vez que não terá que se preocupar com burocracias advindas de ser proprietário de uma casa. Basta entregar a chave ao seu senhorio e rumar à nova casa.
  • Seguro de proteção de rendas – Existem seguros que protegem os inquilinos em situação de desemprego e asseguram até 6 rendas, o mesmo não acontece quando a sua divida é perante uma instituição bancária e não um particular.
  • Mobilia incluída, em alguns casos – Uma das modalidades de arrendamento de imóveis é que os mesmos podem já vir mobilados. Isso facilitará não só todo o processo de mudança como significará menos custos para o inquilino.

Desvantagens:

  • Insegurança a longo prazo – O problema dos imóveis alugados é que nunca são verdadeiramente seus e poderá ver-se despejado em momentos menos aprazíveis para a sua situação económica.
  • Falta de cunho pessoal – Apesar das obras de manutenção serem todas da responsabilidade do senhorio, isso significa também que ficará invalidado de poder dar um toque seu à casa.
  • Dependência de terceiros – Terá sempre de depender do seu senhorio para questões importantes como: manutenção da instalação eléctrica, aparecimento de humidade nas paredes, danificação de uso dos móveis.
  • Mobilia mais prática, menos bonita – A hipótese de necessitar de abandonar o imóvel, levará a alguns problemas na escolha da mobília. Não pode ser muito grande porque futuramente aquela divisão num outro apartamento pode ser menor, entre outros problemas advindos desse.
  • Documentação e valores exigidos à cabeça – Actualmente para arrendar um simples imóvel necessita de apresentar uma quantidade absurda de documentos seus e do fiador assim como pagar além da primeira renda e caução, mais uma ou duas rendas como garantia.

Como pode ver comprar ou arrendar casa tem vantagens e desvantagens muito importantes e que devem ser pensadas com ponderação.

Faça uma pesquisa de mercado, aconselhe-se com familiares e amigos, e não deixe de procurar também mediadores imobiliários que saberão aconselhá-lo da melhor maneira.

É uma questão de pesar todos os pós e contras de comprar ou arrendar casa e perceber o que lhe apraz mais e que mais se adequa à sua vida, situação económica e planos a longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *