Cartão de crédito. As vantagens e desvantagens

Cartões de Crédito

Como é de conhecimento geral os cartões de crédito não são vistos com muitos bons olhos por maioria das pessoas, porque se trata de um produto que apresenta uma alta taxa de juro pelo dinheiro utilizado. Com o cartão de crédito é o mesmo que andar com um crédito pessoal sempre no bolso pronto a utilizar, o que pode levar a alguns dissabores caso não tenha controle nos seus gastos.

 

Para quem não é aconselhável o cartão de crédito

Consumista

Tal como referimos acima o cartão de crédito é como ter um empréstimo pessoal dentro do seu bolso sempre pronto a usar, e se for uma pessoa consumista provavelmente terá uma voz sempre ao seu ouvido a dizer para comprar com o cartão de crédito que depois paga-se . Só que este depois paga-se é uma compra que possivelmente era desnecessária, mas como tinha um cartão de crédito para usar em que não o faz pensar o pagamento no presente , estimula a compra inconscientemente.

É altamente recomendável não ter cartão de crédito se a sua personalidade se enquadra no escrevemos acima. Por muito que lhe possa valer o cartão de crédito numa emergência ou para facilitar algumas despesas, ele não é indicado para si porque pode-o levar ao endividamento sem se aperceber.

Emprego instável

Se está desempregado ou com  emprego instável não deve ter um cartão de crédito porque em qualquer momento pode ficar sem rendimentos e não ter dinheiro para pagar as prestações do seu cartão de crédito. Não aconselhamos a quem está nestas situações ter um cartão de crédito.

Endividado

Se está endividado não use o seu cartão de crédito. Vai ter tendência de pagar prestações de outro créditos com o plafon do seu cartão , o que significa que está a pagar créditos com outros créditos que é o maior erro para quem quer sair de uma situação de endividamento. Não use o seu cartão ou melhor ainda corte ao meio para não ter tendência a usar.

Além das desvantagens de ter cartão de crédito acima mencionadas deve ter em atenção que é um produto altamente aliciante porque o valor do plafon em maioria dos cartões vai aumentando gradualmente conforme vai usando e pagando as prestações. Imagine que pede um cartão e é atribuído um plafon de 500 euros, é bastante provável que após o usar em algumas compras e ter sempre cumprido com as prestações mensais a entidade do cartão aumentar o plafon para 750 euros ou 1000 euros , o que pode ser mau visto se tivermos em conta que aumenta o seu grau de endividamento.

Os juros dos cartões de créditos são bastante altos. Apesar de maioria permitir pequenas prestações sobre o valor usado do plafon como por exemplo 5% torna-se evidente que com o uso continuado só estará praticamente a pagar juros mensalmente e quando der por ela está com um montante significativo para pagar no seu total.

Em caso de incumprimento os juros tornam-se mais altos e juntamente com a prestação é muito difícil dar a volta à situação para quem está em dificuldades financeiras. Resumindo tudo , deve ter muita atenção antes de aderir a algum cartão de crédito porque é necessário estar consciente que tem o perfil adequado para ter o cartão , caso contrário pode ser um rastilho para complicações financeiras no futuro.

 

Vantagens dos cartões de crédito

Para quem é extremamente rigoroso com as suas finanças pessoais e não se deixa deslumbrar com o cartão de crédito , este pode ser um aliado numa situação inesperada despesas financeira do qual pode prontamente pagar e liquidar o seu montante total  ( é o recomendado ) ou parcial no final do mês.

Outra vantagem em usar o cartão de crédito é por exemplo para pagamentos em postos de combustível do qual tem descontos específicos , mas é de salientar novamente que é para quem tem a exacta noção do valor que depois terá que pagar no final do mês.

E ocasiões destas o uso do cartão de crédito trás benefícios , porque se pagar o montante total gasto no final do mês em maioria dos cartões não paga juros. Mas se pagar parceladamente além da mensalidade é acrescentado os juros e deixa de compensar os descontos que mencionamos acima.

Algumas lojas e empresas também têm parceria com alguns cartões de crédito e pode ser vantajoso pagar o produto com o cartão para obter por um preço inferior, mas atenção que só compensa se pagar depois a totalidade do valor no final do mês tal como referimos na regra para pagamentos em postos de combustível.

Outras vantagens é que em muitas entidades oferecem bónus e prémios ( milhas, cinema etc.. )  por mediante as condições previamente apresentadas no contrato e aqui também pode ser uma mais valia para quem usa o cartão de crédito com consciência e segurança.

Comments

  1. By ines

    Responder

    • Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *