Aprender a poupar nas compras

Poupança

Nos dias que correm apertar o cinto é o lema que todas as pessoas têm de seguir e você não é excepção.Para poupar é necessário algumas cautelas e isso inclui na hora de ir às compras.

É na alimentação, que normalmente, as famílias deixam a maior fatia do seu orçamento mensal, contudo essa fatia pode ser reduzida numa grande parte, basta saber escolher os produtos certos tendo em conta a sua qualidade. Não se esqueça que a alimentação é das poucas despesas que tem em que tem de ter bastante atenção na qualidade dos alimentos que compra, pois não vai comprar um alimento sem qualidade só por este ser mais barato.

Para que tal não aconteça e consiga mesmo assim reduzir essa enorme fatia do seu orçamento mensal deixaremos umas dicas que poderá seguir.

Comparar preços

Comparar preços dos diferentes hipermercados é sempre uma óptima escolha. Pode optar por usar os panfletos que recebe em casa dos diferentes supermercados ou então optar pelos sites que quase todos os hipermercados têm. Ao estar comparar os preços, vai acabar por perceber que por vezes, o mesmo produto em dois hipermercados vai difere bastante no seu preço.

Já experimentou as marcas brancas? A maioria das vezes a qualidade das marcas brancas é pouco inferior às outras marcas, contudo o preço é bastante mais baixo. Se assim é porque não optar por elas? Mas não se esqueça mesmo assim, de comparar os preços entre as diferentes marcas brancas.

Faça a lista das compras

Antes de sair de casa faça uma lista dos produtos que realmente necessita em casa. Tente seguir a lista que fez ao maior pormenor, pois assim não irá cometer extravagancias e por consequência irá conseguir poupar na conta final. Na lista que fez anote também as quantidades que realmente necessita para o mês ou para a semana, para que não tenha de ir fazer uma visita a meio da semana ao hipermercado, pois se assim for, irá acabar por trazer produtos dos quais não necessitava.

Não vá as compras quando tem fome

Tente evitar ir às compras quando está com fome pois nessa altura tudo lhe parecerá indicado para colocar no seu carro.

Vá as compras quanto está com pressa

Experimente ir às compras quando está com pressa, pois devido a falta de tempo só irá comprar o necessário, não terá tempo para olhar para os produtos que não tem na sua lista nem naquelas promoções que estão mesmo “ali ao lado”.

Tenha em atenção a validade

Opte por produtos que tenham uma data de validade alargada, e sobretudo quando estes estão em promoção, pois aí poderá comprar em maior quantidade e guardar na sua despensa e assim no próximo mês já não tem de voltar a comprar. Mas atenção opte por fazer isto só quando está em promoção, se assim não for, compre o que é estritamente necessário para aquela semana, pode-se dar o caso de na próxima semana estar esse produto estar em promoção. Isto só é valido para os alimentos que estão na sua lista.

Evite ir às compras logo após receber

Evite ir às compras logo após receber pois ai ainda tem a conta muito recheada e vão ter tendência a gastar mais do que o necessário. Vá as compras só quando já tiver pago todas as contas fixas mensais, pois aí irá conter-se mais e seguirá todas as precauções necessárias.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.