Aprender a poupar na educação dos filhos

POUPANÇA

Se conseguir poupar dinheiro na educação dos seus filhos é óptimo, não?

A educação dos seus filhos é algo que não pode descuidar e na qual gasta muito dinheiro, sobretudo quando chega o inicio do ano escolar, contudo o que gasta não se fica só por aí os gastos continuam ao longo de todo o ano lectivo.

Desde que o seu filho nasce que a sua educação é uma das suas prioridades, se assim é porque não criar-lhe uma conta poupança, pode até nem colocar muito dinheiro nessa conta, basta colocar lá o abono que o seu filho recebe mensalmente. Irá notar que quando o seu filho ingressar na escola o investimento que terá que fazer lhe custará muito mais.

Apesar de possuir esse dinheiro extra não se pode descuidar no que irá gastar nas compras que tem de fazer com a chegada do ano lectivo, por isso, antes de ir as compras faça uma lista do que o seu filho necessita e compare os preços dos diferentes supermercados. Durante o período de compras opte por comprar produtos que estão em promoção, pois normalmente o material escolar não se estraga, e assim quando os seus filhos voltarem a necessitar de algo, já não necessita de comprar novamente. Por exemplo se comprar os pack’s de lápis de escrever e der ao seu filho apenas a quantidade que ele necessita poderá guardar o restante e para o próximo ano lectivo já não necessita de comprar novamente. Pensando que não estará a fazer um investimento no futuro, trazendo uma poupança significativa no próximo ano.

Habitue os seus filhos a serem poupados desde muito cedo, assim quando forem fazer as compras para a escola eles não vão optar por comprar produtos dos seus desenhos animados favoritos, vão optar por comprar material escolar das marcas brancas, sendo os primeiros bastante mais caros que os segundos. A compra de livros escolares em segunda mão também pode ser uma boa alternatica de poupança. Contudo tenha em atenção que determinadas marcas não valem a pena comprar, dando especial destaque a colas, lápis de cor e canetas de filtro, em que usado uma vez o mais certo é irem para o lixo porque já não funcionam ou está sempre a partir o bico.

Quando falamos em marcas brancas, ´são boas mas comprando em hipermercados ou papelarias , o resto provavelmente não valerá a pena e pensando que está a poupar , mais tarde sai mais caro porque tem que voltar a comprar.

Nunca compre os livros e manuais logo no inicio do ano escolar, porqu muitas vezes surgem alterações na última da hora e depois já não pode devolver. Caso tenha direito ao SASE fique a conhecer os seguintes escalões:

Escalão A

Alunos no escalão A têm direito às senhas de almoço gratuitamente. Para as ter deve contactar a secretária ou o responsável por este departamento na escola.

Escalão B

Os alunos de escalão B têm direito a um desconto nas senhas de 50%

A nível de material escolar e transportes também existe apoio do SASE, mas os valores diferem em alguns pontos e para ter certeza de quanto pode beneficiar pergunte directamente na secretaria da escola. Lembre-se de pedir sempre factura em tudo o que é material e despesas para entregar ao SASE , caso contrário depois não é reembolsável.

Tente que os seus filhos venham almoçar a casa caso seja possível, se assim não o for tente que eles comam na cantina escolar, assim estará a poupar muito mais dinheiro do que se o seu filho for comer a pastelaria ao lado da escola e garantirá que o seu filho tem uma alimentação saudável e equilibrada porque as escolas têm uma ementa estudada para tal.

Por fim, mas não menos importante, o transporte dos seus filhos, se vive perto da escola opte por comprar uma bicicleta aos seus filhos ou até pedir-lhes para irem a pé para a escola, se vive mais longe da escola opte por comprar o passe aos seus filhos, poupando assim dinheiro desnecessário na gasolina para os ir buscar e levar à escola. Mas tenha em atenção se ele já tem maturidade suficiente para ter essa responsabilidade, senão espere mais um ano ou dois e ai sim deixe o seu filho ir sozinho para a escola.

Não se esqueça que pequenas coisas irão fazer muita diferença no final do mês e você pode poupar na educação do seu filho sem colocar em causa a qualidade desta.

Dicas para poupar durante o ano lectivo

Fotocópias : Utilize os dois lados da folha e opte por utilizar tinteiros low cost que se encontram nas grandes superfícies.

Livros: Compre livros em segunda mão. Existe sites especializados nesse nicho .

Mochila: Se o seu filho(a) é daqueles que destroi uma mochila quase todos os meses, leve à costureira ou sapateiro e reforce todas as alças e pontos mais frágeis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.