Aprender a Poupar em Energia

 Poupança na energia

Para Poupar Energia eléctrica podemos recorrer a diferentes gestos que podem parecer insignificantes para nós, mas que ajudam em muito na poupança de energia e consequentemente, na redução da factura da electricidade:

1- Uma das primeiras atitudes que podemos tomar para poupar energia é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas Lâmpadas Economizadoras, visto estas, terem baixo consumo energético. Apesar das Lâmpadas Economizadoras serem um muito caras compensa já que têm um tempo de vida maior e gastam apenas um quinto das lâmpadas incandescentes.

2- Usar os aparelhos eléctricos com moderação, como o uso da máquina secar/lavar roupa apenas quando esta estiver cheia, cozinhar no micro-ondas em vez de cozinhar no forno eléctrico.

3- Optar por um ar condicionado programável pode ajudar em muito no ato de poupar energia. Estes equipamentos programáveis, permitem definir a que horas o ar condicionado se deve ligar e a que horas se deve desligar. Assim é possível programar o aparelho para se ligar um determinado tempo antes de chegar a casa ou ao local de trabalho e assim ter o ambiente agradável.

4- Opte por comprar electrodomésticos com classe A ou A+, estes produtos são energicamente eficientes e amigos do ambiente.

5- Seque a roupa ao sol evitando a utilização da máquina de secar, estas consumem muita energia o que se torna prejudicial para o ambiente.

6- Manter o frigorífico fechado é um dos maiores gestos que podemos tomar para poupar energia. Quando deixamos o frigorífico aberto este torna-se um dos maiores gastadores de electricidade Portando deve-se abrir a porta rapidamente e mesmo que demore pouco tempo até abrir novamente a porta do seu frigorífico não a deixe aberta.

7- Nos fornos a electricidade é elementar saber aproveitar a temperatura dos últimos minutos para cozinhar desligando o forno. Ao longo do mês vai poupar bastante dinheiro.

Deve-se também descongelar regularmente para poupar dinheiro e energia.
Estas são apenas algumas “pequenas” coisas que pode fazer no seu dia-a-dia para Poupar Energia, que irá ajudar tanto o ambiente, como a sua carteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.