Aprender a poupar água

Poupar na conta da água e no desperdicio

Nos dias que correm todos os cêntimos que possa poupar são bem-vindos, por isso tem de fazer sacrifícios e apertar o cinto em tudo o que possa. A conta da água é uma das contas que não pode eliminar no final de cada mês, por isso a única coisa que têm a fazer é poupar no gasto da mesma, essa redução do gasto tem de ser feita diariamente. Se tiver os requisitos necessários não se esqueça que pode solicitar a tarifa social nos SMAS.

Por vezes são pormenores que fazem a diferença ao final do mês, deixamos aqui algumas dicas para aprender a poupar água e assim poupar também algum dinheiro no final do mês.

 

No banho

Quando está a tomar banho tome atenção ao tempo que está a demorar, quanto mais tempo demorar mais água irá gastar; durante o tempo em que está a ensaboar o corpo e o cabelo desligue a água, assim poupará muitos litros de água; sabia que se tomar duche em vez de banho de imersão estará a poupar três vezes mais água?

 

Na sua higiene diária

A sua higiene diária é importante contudo consegue poupar alguns litros de água enquanto a está a fazer, opte por fechar a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia; quando lava as mãos ou a cara tape o lavatório com a tampa, deixando ficar apenas a quantidade de água que necessita.

 

Autoclismo

O autoclismo é algo que acaba por consumir muita água, para que tal não aconteça um truque é colocar uma garrafa de litro e meio, cheia de areia, dentro do autoclismo, assim irá reduzir o número de litros de água que desperdiça por cada vez que puxa o autoclismo; evite colocar lixo para dentro da sanita, assim não vai ter que puxar o autoclismo e por consequência não vai gastar tanta água;

 

Lavar a loiça

Todos os dias têm loiça para lavar, comer para fazer e para tudo isso necessita de água. Para que consiga poupar na cozinha temos as seguintes dicas: junte loiça antes de a lavar, assim em vez de duas lavagens poderá fazer só uma, e só utilizará metade da água; limpe bem os pratos antes de os lavar; não lave a loiça em água corrente, encha uma bacia com água e outra com algum detergente e lave assim a loiça, poupará água e detergente; se tiver máquina de lavar loiça, não ligue a máquina sem que esta esteja totalmente cheia.

 

Lavar a roupa

Na lavagem da roupa pode optar por lavar a roupa a mão, quando são poucas peças, ou por só usar a máquina de lavar quando a carga desta esteja completa, assim irá poupar muitos litros de água, aproveitando a carga total da máquina.

Outras dicas

# Não deixe a torneira a pingar

# Regue quando não estiver sol (ao inicio da manha ou ao fim da tarde)

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.