8 Modos de Poupar Dinheiro

Poupar dinheiro quando se tem um orçamento já apertado não é apenas possível, mas sim obrigatório.

Uma despesa inesperada pode ter um impacto enorme quando o dinheiro disponível já é pouco.

Encontrar uma maneira de começar a poupar dinheiro para que as despesas inesperadas tenham pouco impacto pode não ser nada fácil.

Mudar a sua forma de pensar pode gerar bons resultados a longo prazo.

Ser um “poupador” em vez de um “gastador” pode não ser natural para a maioria das pessoas, mas é algo que pode ser treinado.

começar a poupar dinheiro para que as despesas inesperadas

Aqui estão oito maneiras de poupar dinheiro quando tem um orçamento apertado:

Faça compras de forma inteligente

Pare de comprar coisas sem procurar o melhor preço.

Comece a comparar os preços dos produtos que compra com mais frequência, procure por cupons de descontos ou descontos online.

Não fique por aí.

Faça as contas de quanto conseguiu poupar com essas compras e coloque essa diferença numa conta de poupança.

Mesmo que seja apenas alguns euros, a poupança constante vai permitir que esse valor se torne em algo substancial.

Fique com o troco

Pode parecer algo antiquado, mas pegue em todos os trocos que encontrar e guarde-os num mealheiro. Procure na sua carteira e no seu carro, de certeza que irá encontrar bastante.

Procure novas maneiras de adicionar mais dinheiro ao seu mealheiro. Por exemplo, sempre que levantar dinheiro da caixa de multibanco, coloque 10% nele.

No final de cada mês, conte o dinheiro que tem no seu mealheiro e coloque-o também ele na sua conta de poupança.

Pague-se a si primeiro

Se a sua estratégia passa por esperar que tenha todas as suas contas pagas e, só depois aí, pôr o que sobrar de parte, considere melhore a sua estratégia.

Considere colocar a maior parte do seu salário na sua conta de poupança e faça transferências semanais para cobrir despesas necessárias.

De seguida, decida se o dinheiro que sobra deve ser mantido nessa conta para cobrir despesas futuras ou se deve ser novamente adicionado à sua conta de poupança como poupança extra.

Poupe com propósito

Pode ser difícil conseguir poupar sem ter um propósito, por isso, é importante que crie um objetivo para tornar a tarefa mais fácil.

O propósito pode ser ter um fundo de emergência, um fundo para férias ou qualquer outro motivo, mas saber para o que está a fazê-lo torna as coisas mais fáceis.

Torne o processo automático

Fica muito mais fácil poupar quando não tem que confiar em si, mesmo para transferir os fundos para a sua conta de poupança.

Peça na sua empresa empregadora para lhe fazerem o pagamento dividido por duas contas ou peça no seu banco que criem uma transferência automática em determinado dia (no mesmo dia ou no dia seguinte a receber o seu salário).

Se trabalha por conta própria pode optar pelo sistema da transferência automática.

Pare de utilizar cartões de crédito

Em vez de utilizar os seus cartões de crédito para pagar as despesas que estão fora do seu orçamento, concentre-se em como deve fazer para se conseguir livrar da dívida dos cartões de crédito e, em seguida, utilize apenas o dinheiro que tem.

Se o seu dinheiro extra é utilizado todos os meses para pagar as dívidas dos seus cartões de crédito, nunca conseguirá poupar para atingir os seus objetivos.

Crie um orçamento

Embora a definição de orçamento possa ser algo difícil, é a melhor maneira de se tornar num “poupador” disciplinado.

Comece por classificar as suas despesas como despesas fixas e variáveis e, em seguida, analise melhor essas despesas e os cortes que pode fazer.

Estipule a quantia que pode gastar por semana e levante-a na caixa de multibanco no início de cada semana.

Tente manter-se dentro dessa quantia e, se possível, tente ir diminuindo-a progressivamente a cada semana.

Assim que esteja habituado a viver com esse orçamento, terá mais dinheiro para colocar na sua conta de poupança.

Mantenha-se fiel

Muitos dos profissionais da área das finanças recomendam que poupe 20% do seu rendimento anual, mas ambos sabemos que isso não é nada fácil.

Muitas das vezes, quando as pessoas se comprometem com níveis de poupança muito ambiciosos, algo nos primeiros meses do ano acontece que as desmotiva.

Mas, se lidar com as suas despesas maiores e continuar a desenvolver as suas técnicas de poupança, estará mais preparado para lidar com despesas futuras que possam vir a surgir.

A maioria das pessoas, quando comprometida com um estilo de vida com mais poupança, encontra novas formas de poupar dinheiro e acaba por se divertir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.