5 Razões para ter um Fundo de Emergência

Poupar para fundo emergência

Já falamos várias vezes sobre a importância que existe em poupar dinheiro, porém ainda existem muitas dúvidas sobre os motivos que levam uma família a ter um fundo de emergência pré-estabelecido. Por isso, hoje vamos deixar aqui as principais 5 razões para terem um fundo de emergência para fazerem uso deste quando necessário, sem que isso implique dificuldades financeiras ou mudanças drásticas.

Evita as dívidas

Quando surgem os imprevistos e não existe um fundo de emergência, então o mais certo é a pessoa sentir-se perdida e ver no endividamento a única e mais rápida solução. Obviamente que um imprevisto nunca vem só e acaba por se tornar um ciclo vicioso e extremamente perigoso para as suas finanças. O fundo de emergência tem como principal objectivo reduzir ou mesmo eliminar essa tendência ao endividamento em caso de problemas financeiros.

Orçamento equilibrado

Quando existem os tais imprevistos, existindo o pé de meia ou o tão falado fundo de emergência, além de evitar recorrer ao endividamento, evita ainda mexer no seu orçamento financeiro que está definido para todo o tipo de contas e despesas mensais. Ao mexer nesse mesmo orçamento, o mais provável é que tudo se desorganize e torne ainda mais complicado o final do mês.

Juros de mora

Para aquelas pessoas a quem o ordenado é sempre um problema, pois vão “sobrevivendo” a cada mês que passam, com o seu saldo a zeros ou mesmo negativo, o fundo de emergência serve exactamente para combater esses problemas, evitando o pagamento de juros de mora que se tornam tão inconvenientes.

Mantenha tudo antecipado

Se conseguir, através do seu fundo de emergência, fazer o pagamento antecipado de todas as suas contas, o seu stress diário vai ser reduzido para mais de metade. Em vez de estar constantemente a contar os dias para fazer o pagamento das suas contas mensais, faça-as antecipadamente e consiga gerir o resto do seu mês com muito mais calma.

Segurança financeira

Hoje em dia vive-se praticamente todos os dias com uma inconstante certeza a nível financeiro, com medo que surjam imprevistos que não vão conseguir suportar ou que problemas possam vir a atrapalhar o seu orçamento mensal, dificultando os restantes dias do mês. Com o fundo de emergência, a segurança financeira é muito maior, evitando assim que esteja constantemente em sobressalto e lamentando apenas quando os imprevistos ocorrem, sem que isso lhe tire dias e dias de sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *