4 regras para um bom investimento

Como fazer um bom investimento

Um dos pioneiros dos investimentos alternativos (Fundos de Cobertura) escreveu algumas regras que, acreditadas por grandes nomes da economia mundial, permanecem hoje como regras básicas para se fazer um bom investimento.

Vamos aprender essas tácticas e tentar dar bom uso ao fundo que temos reservado para investir no mercado.

1 – É importante não se deixar levar pela ganância. Mesmo que se tenha que vender mais barato ou comprar mais caro, se temos a certeza que irá compensar, devemos arriscar.

Isso aplica-se também aos impostos elevados que certos investimentos possam acarretar. Não se intimide pelo valor alto, e vendo que compensa, faça tudo pela forma correcta.

2 – Não deve investir tudo de uma só vez, pois os títulos vendem-se melhor em fases, fazendo várias compras e vendas com menores custos para que tenha vários focos de rentabilidade ao longo dos anos.

Não compre empresas que estejam em declínio, compre antes as suas acções, pois é mais acertado. Não se esqueça de diversificar o risco, para que tenha um maior controle nos seus activos e disperse os sectores onde investe.

Para isso tem de fazer bons estudos de mercado, analisar as empresas, conhecer o seu passado, ver os produtos, as tendências do mercado, consultar especialistas na área, tudo é importante para que possa ter os investimentos certos na hora certo.

Nunca venda quando está em pior situação, ou descontrolado. Essa nunca é a melhor altura.

3 – Se tiver um grande investimento para ser feito, aposta na melhor empresa de determinado sector, pois não compensa andar a comprar as mais baratas, em vários sectores, para que depois todas elas possam abrir falência.

Se fez uma especulação falhada a uma empresa, não espere para lhe fazer uma OPA. Parta para outra. Organize as suas acções, por cada uma que venda, compre outra e tente manter um número semelhante para não se perder nos investimentos.

4 – Esteja atento às taxas de juro, tanto a longo como a curto prazo e percebe as tendências do mercado. Nunca se livre de acções com valor para comprar outras em pior condição só porque são em maior quantidade. É uma péssima aposta.

Se as coisas não estiverem a correr muito bem, nunca perca a esperança, pois mesmo que as suas acções estejam a descer, sempre podem subir quando menos espera, tudo dependendo da sua flexibilidade e de não se prender em ideias únicas.

Se verificar que os directores das empresas desistiram, faça isso também, pois não valerá a pena continuar. Se pretender comprar uma empresa com prejuízos, espere sempre 30 dias para reavaliar a situação e verificar se vale a pena a compra.

Nunca perca a confiança e perceba que investir dinheiro nesta área implica investir tempo em procurar informação sobre o mercado e tudo o que gira à sua volta.

Não se atire sem conhecimento do que o espera e siga as nossas dicas para um bom futuro na área financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *